Praias da Fuseta-Ria e Armação de Pera estão interditas a banhos

As praias da Fuseta-Ria e Armação de Pera estão interditas a banhos, segundo alertou esta terça-feira a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Nas duas praias nos concelhos algarvios de Olhão e Silves, respetivamente, foram detetados indícios de contaminação microbiológica, tendo sido hasteada esta manhã a bandeira vermelha, depois de ter sido confirmada a presença da bactéria E-Coli nas análises à água.

De acordo com a agência, a interdição vai manter-se até que os resultados à qualidade da água indiquem valores microbiológicos dentro dos parâmetros de segurança.

A associação Zero alertou recentemente para o agravamento da qualidade da água nas praias portuguesas, referindo que durante a presente época balnear 41 já estiveram interditas e 46 com banhos desaconselhados, a maioria no concelho de Cascais.

Em comunicado, a associação ambientalista explica que estas preocupações resultam de uma comparação entre os resultados da qualidade da água das praias portuguesas durante esta época balnear e o ano transato.

“Existem atualmente 664 águas balneares cuja monitorização é reportada, com um número limitado de praias a revelarem problemas, mas de forma mais expressiva do que na época balnear passada”, indica a Zero. A associação ambientalista refere que desde o início da época balnear (01 de maio) já foi desaconselhado ou proibido banhos em 46 praias, mais 17 do que em período semelhante do ano passado.

“Nestas zonas balneares as análises ultrapassaram os limites fixados tecnicamente a nível nacional relativamente a, pelo menos, um dos dois parâmetros microbiológicos que são avaliados (Escherichia coli e Enterococus intestinais)”, aponta. Também desde o início da época balnear já foram interditadas 41 praias, mais 13 do que em 2023, a maioria por “má qualidade”, sendo que 15 eram costeiras e 26 interiores.

As águas balneares que apresentaram maior número de situações de água imprópria para banhos foram Matosinhos, com três situações de desaconselhamento ou proibição de banhos e Parede (Cascais), Camilo (Lagos), Bitetos (Marco de Canavezes), Vieira (Marinha Grande), Molhe Leste (Peniche) e Azenhas do Mar (Sintra), cada uma delas com duas situações de desaconselhamento ou proibição de banhos.

Ler Mais





Comentários
Loading...