PPR: O que são, para que servem e que tipos existem?

Atualmente, é importante começar a pensar na preparação da reforma cada vez mais cedo. E por isso, o ‘Doutor Finanças’, empresa de finanças pessoais e familiares, lançou um guia completo sobre os Planos Poupança Reforma.

Primeiro que tudo, é importante perceber que este plano “é um instrumento financeiro que permite-lhe rentabilizar o seu dinheiro a longo prazo, tendo o objetivo de complementar a sua reforma”, mas a empresa alerta que “esta é uma forma um pouco redutora de ver um PPR”.

O que quer isto dizer? Significa que apesar de muitas pessoas subscreverem um PPR com o objetivo de criar uma poupança que vai servir de complemento à reforma, o que garante mais estabilidade nesse período, o Plano de Poupança Reforma pode também servir como poupança de médio prazo, uma vez que pode ser resgatado antes da idade da reforma. Neste caso, vai beneficiar de uros superiores aos de um depósito a prazo e retirar o dinheiro quando quiser, dependendo do contrato do produto.

“Contudo, para não sair penalizado com o resgate, precisa de escolher um PPR que se adapte a este objetivo e não pode usufruir dos benefícios fiscais. Isto significa que terá de ler bem as condições contratuais do produto e fazer contas às comissões e penalizações que podem existir”, explica o ‘Doutor Finanças’.

 

Que tipo de PPR existem?

A maioria são PPR sob a forma de seguro de capitalização, garantindo o capital e proporcionando um rendimento mínimo, mas também existem os PPR sob a forma de fundo de investimento, onde o capital não é garantido, pois há investimento em ações, o que faz com que ofereça mais risco, explica a ‘DECO’.

Estes dois PPR são modalidades de reforma bastante distintas, com regras muito diferentes. Enquanto nos seguros o capital pode ser garantido, nos fundos pode não ser; nos seguros o rendimento pode ser garantido, nos fundos não é; a informação online sobre os seguros é escassa, enquanto relativamente aos fundos está disponível no site da entidade comercializadora; e as diferenças continuam.

A principal vantagem destes produtos é darem a oportunidade de criar um complemento à reforma em montantes ajustáveis às possibilidades de cada indivíduo, numa altura em que o valor das pensões está cada vez mais reduzido.

Ler Mais





Comentários
Loading...