Possível negócio com a Apple leva Kia ao melhor valor em bolsa dos últimos 20 anos
A Kia Motors teve o melhor dia no mercado bolsista dos últimos 20 anos. A CNN avança que as ações da fabricante automóvel sul-coreana dispararam 9,7% em Seul após surgirem notícias de um possível negócio com a Apple. Cada ação da Kia ficou perto dos 90 dólares, o valor mais alto desde Agosto de 1998, segundo dados da Refinitiv Eikon.
A origem do salto estará num artigo do jornal Dong-a Ilbo, segundo o qual a Apple se prepara para investir quatro biliões de wons (cerca de 3,6 mil milhões de euros) na Kia através de uma parceria que tem como objectivo o desenvolvimento de um novo veículo. Este automóvel começaria ser produzido nos EUA com uma meta inicial de 100 mil unidades por ano, mas poderia chegar aos 400 mil.
Tanto a Kia como a Hyundai recusaram comentar o tema e a Apple não chegou a responder à CNN. No entanto, o Dong-a Ilbo garante que um contrato entre as duas empresas poderá ser assinado já no dia 17 deste mês de modo a garantir os primeiros carros em 2024.
Se o negócio se confirmar, a Apple deixará de ser uma tecnológica com ligação ao mundo automóvel para passar a ser uma tecnológica que também fabrica automóveis. Quanto à escolha da Kia, a CNN indica que se trata de uma opção natural uma vez que a Hyundai – que detém a marca – se tem mostrado aberta à possibilidade de colaborar com outras empresas.
A Hyundai está, por exemplo, a trabalhar com o Baidu, gigante chinês na área dos motores de busca, e com a fabricante norte-americana de chips Nvidia num veículo autónomo.