Portugueses preferem telemóvel ao automóvel
A ligação dos portugueses ao telemóvel é superior à verificada relativamente ao automóvel, ou não fosse Portugal o país europeu onde se regista o valor mais elevado no que respeita a esta relação: sete valores numa escala de um a 10. Os dados são do Observador Cetelem, segundo o qual a ligação aos veículos automóveis conquista 6,8 pontos, ficando Portugal à frente da Alemanha, Polónia e Espanha, por exemplo.
Pedro Ferreira, director da área automóvel do Cetelem, avança que são as gerações mais jovens as que tendem a preferir o telemóvel ao automóvel, «algo que também resulta da sua disponibilidade financeira». Em comunicado, o responsável acrescenta que, no entanto, «as necessidades que acrescem à vida adulta e o crescimento da família são facilitados pela posse de um veículo, de forma que, provavelmente, a sua ligação ao automóvel se fortalecerá de forma gradual».
O mesmo estudo, realizado em parceria com a BIPE, indica ainda que estes veículos são mais essenciais e bonitos do que há 20 anos: 51% considera que os modelos actuais fazem sonhar mais do que os de antigamente.
Questionados sobre o futuro, 82% dos automobilistas portugueses afirmaram que os automóveis serão tão ou mais importantes. Foram inquiridos mais de 8500 proprietários automóveis para chegar às conclusões apresentadas.