Portugueses precisam de quase três planetas para sustentar o seu estilo de vida, denuncia relatório

Portugal precisa de 2,88 planetas para fazer face às suas necessidades, alertou esta quinta-feira o “Relatório Planeta Vivo 2022”, elaborado pela ‘World Wide Fund for Nature’ (WWF), que denunciou que o nosso país continua a consumir em excesso os recursos naturais, o que representa um aumento face ao relatório publicado em 2020, que apontou serem necessários 2,52 planetas.

No documento, é ainda apontado responsabilidades a Portugal no declínio global das populações de tubarões e raias: a abundância destas espécies diminuiu 71% ao longo dos últimos 50 anos, sendo Portugal o 2º país a nível mundial com maiores exportações conhecidas de carne de tubarão e o 6º maior importador de carne de raia em termos de volume.

Assim, “implementar medidas para a proteção dos tubarões e raias em Portugal teria o poder de impactar toda a rede comercial global no caminho de proteção destas espécies, o que justifica a criação de um Plano de Ação Nacional para a Gestão e Conservação dos Tubarões e Raias”, pôde ler-se no documento.

A diminuição das populações de animais selvagens foi também salientada: caíram quase 70% nos últimos 50 anos, apontou o relatório, que monitorizou mamíferos, aves, anfíbios, répteis e peixes. Impulsionado pela degradação do habitat, mudanças climáticas e doenças, o número chega aos 94% em regiões da América Latina e das Caraíbas.