Portugueses podem agora ingressar na Guarda Nacional da Ucrânia, anuncia Zelensky

Os cidadãos portugueses, ou outros estrangeiros, já se podem juntar à Guarda Nacional da Ucrânia, anunciou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em comunicado. Os combatentes estrangeiros têm estado presentes nas fileiras da Ucrânia desde o início da invasão da Rússia, em fevereiro de 2022, mas em muitos casos como voluntários da Legião Internacional.

“Qualquer pessoa que se queira juntar à defesa da Ucrânia, da Europa e do mundo pode vir e lutar lado a lado com os ucranianos”, indicou Zelensky.

A Guarda Nacional está sob a jurisdição do Ministério do Interior da Ucrânia e é uma parte ativa da defesa do país contra as forças russas.

Os candidatos estrangeiros devem ser legalmente autorizados na Ucrânia, não ter condenações anteriores e devem passar por certos padrões estabelecidos para o serviço militar, informou o presidente ucraniano.

Praticamente dois anos de guerra tiveram um custo elevado para os militares da Ucrânia – assim como para os russos. Desconhece-se o número de vítimas exato de Kiev, mas sabe-se que o exército ucraniano necessita desesperadamente de mais tropas para sustentar o seu esforço de guerra.

Recorde-se que Zelensky indicou, em meados de dezembro, que Kiev queria mobilizar até 500 mil pessoas adicionais, mas descreveu a perspetiva de uma nova mobilização como uma questão “altamente sensível”.

Pouco depois, o Parlamento da Ucrânia publicou um projeto de lei, propondo reduzir a idade das pessoas que podem ser mobilizadas para 25 anos, em comparação com os 27 anos.

Não está claro quantos combatentes estrangeiros viajaram para a Ucrânia para se juntarem à Legião Internacional, mas é improvável que seja em número suficiente para sustentar os níveis de pessoal de Kiev a longo prazo.

Os voluntários da Legião Internacional têm de cumprir praticamente os mesmos critérios que os agora elegíveis para se juntarem à Guarda Nacional – não devem ter antecedentes criminais, ter o direito de entrar legalmente na Ucrânia e precisam de ser aprovados em avaliações médicas e de aptidão física. Os voluntários devem ter pelo menos 18 anos.

Ler Mais