Portugueses passam 204 minutos por mês a falar ao telemóvel
Os portugueses estão a passar mais tempo a falar ao telemóvel. No ano passado, o número de minutos de conversação por acesso de voz móvel foi, em média, de 204 por mês, segundo adianta a Anacom. Este número representa um aumento de 4,8 minutos em relação a 2018.
“A evolução ocorrida no tráfego de voz em minutos deveu-se, sobretudo, ao crescimento do tráfego off-net, que aumentou 6% face a 2018”, explica a Autoridade Nacional de Comunicações.
A entidade destaca ainda o crescimento do tráfego em roaming internacional, que descreve como significativo. Com excepção do número de mensagens escritas, verificou-se, em 2019, um aumento assinalável em todos os tipos de tráfego, sendo que a internet representa o caso mais evidente: mais 58,5% no caso do roaming in e 74,1% no caso do roaming out (feito por clientes internacionais em Portugal).
Ainda sobre o roaming, a Anacom indica que, nos últimos cinco anos, a balança foi superavitária apenas em 2017, no que ao tráfego em minutos diz respeito. Em termos de acesso à internet, por outro lado, o tráfego em roaming in é mais elevado do que em roaming out. “Em 2019, o volume de tráfego em roaming in foi 3,8 vezes superior ao tráfego em roaming out”, sublinha a autoridade.