Portugueses mais dependentes de crédito pessoal para pagar despesas. Procura triplicou nos últimos 3 meses
Nos últimos três meses, a plataforma de crédito CreditoPessoal.pt registou um aumento significativo de 137% nos pedidos de financiamento. O crédito mais solicitado é para pagamento de despesas gerais.
A crescente procura por empréstimos ao consumo resultou num aumento de 20% do tráfego no site da marca. O número de clientes que conseguiram obter um empréstimo quase triplicou em comparação com o trimestre anterior.
Como consequência, o valor financiado de crédito ao consumo disparou 180% entre abril e junho deste ano.
Este aumento inclui vários tipos de crédito ao consumo, como crédito automóvel, consolidado e empréstimos sem finalidade específica.
Mais de 75% dos pedidos de empréstimo destinam-se ao pagamento de despesas não especificadas. Em geral, os clientes procuram mais liquidez para projetos pessoais ou para cobrir custos inesperados no orçamento. Cerca de 10,1% dos pedidos são para o pagamento de dívidas já existentes, sendo a consolidação de créditos uma solução popular para melhorar a situação financeira e evitar o sobreendividamento. A terceira finalidade mais comum é o empréstimo automóvel, que representa 7,8% dos pedidos. Em menor escala, 6,4% dos clientes procuram crédito pessoal para obras em casa e apenas 0,3% para financiar férias.
O perfil da maioria dos clientes revela que muitos já possuem um crédito habitação. Cerca de 39% dos clientes têm uma hipoteca ao banco. Com a subida da Euribor, este pode ser um indicador da necessidade de dinheiro extra para cobrir os custos da prestação da casa. Comparativamente, 14,6% dos clientes possuem um imóvel já pago e 14,4% vivem em habitações arrendadas, enquanto 31,7% residem em casas de familiares.