Portugueses entre os europeus que menos viajam para o estrangeiro
Os portugueses gastam, em média, 592,3 euros em deslocações ao estrangeiro. Em férias cá dentro apertam o cinto: 249,2 euros. Os dados são da Pordata, que divulgou hoje o «Retrato de Portugal na Europa: Edição 2019», no âmbito do Dia Europeu das Estatísticas.
A percentagem de portugueses que viaja em turismo, refere o portal da Fundação Francisco Manuel dos Santos, fica-se pelos 30%. Ainda assim, entre aqueles que decidem viajar, apenas 12% escolhe como destino o estrangeiro. Atrás de Portugal, no 25.º lugar, só a Bulgária e a Grécia.*
Mas o destino preferido dos portugueses é cá dentro. A maioria (66%) dos residentes faz férias em Portugal, com uma duração igual ou superior a quatro noites, com o país a ocupar o 5.º lugar de uma lista encabeçada pela Grécia (86%).
O documento do Pordata junta um resumo de indicadores sobre Portugal, em comparação aos restantes Estados-membros da UE, divididos por 11 áreas, como população, rendimento, educação, saúde, emprego, protecção social, ciência ambiente ou transportes.
* Os dados do Reino Unido não estão disponíveis para este indicador