Portugueses devem gastar até 140 milhões de euros durante a Black Friday

Está aí à porta a Black Friday, uma das datas mais aguardadas por muitos portugueses para comprar determinados produtos com descontos significativos. Um estudo prevê que o e-commerce movimente entre 130 a 140 milhões de euros durante a semana do evento.

Os dados da Blackfriday.pt, uma startup internacional especializada em promoções da Black Friday e Cyber Monday, revelam que os portugueses planeiam gastar, em média, 311 euros na Black Friday deste ano, um aumento de 7% em relação ao valor de 2023 (290 euros). No entanto, 38% dos inquiridos prevê desembolsar entre 301 e 1.000 euros, enquanto 25% têm orçamentos de 101 a 300 euros. Em contraste, 17% dos consumidores esperam gastar até 100 euros, e 24% ainda não decidiram quanto vão investir, um aumento considerável face aos 11% do ano passado que estavam indecisos.

A pesquisa aponta também para uma alteração nas categorias de compra mais procuradas. A moda continua a liderar com 58% das intenções de compra, um crescimento significativo face aos 42% de 2023. Outras categorias em destaque são os eletrodomésticos (37%), smartphones (28%), produtos de beleza e cosméticos (24%), e, pela primeira vez, as viagens (23%) figuram no top 5.

Segundo Jérôme Amoudruz, CEO da blackfriday.pt, “os eletrodomésticos registaram um aumento considerável na procura face ao ano passado, o que pode explicar parte do crescimento do valor médio gasto, uma vez que os produtos desta categoria tendem a ser mais caros”.

A pesquisa revela que 74% dos portugueses tencionam aproveitar as promoções da Black Friday, com muitos a começar a procurar ofertas até um mês antes do evento. A semana anterior (27%) e o próprio dia da Black Friday (19%) serão os momentos de maior afluência.

O estudo, realizado entre 7 e 12 de outubro, envolveu 428 portugueses com idades entre 18 e 74 anos. A maioria dos compradores está localizada na região de Lisboa (40%) e 54% das compras serão feitas por mulheres. Apesar de algumas críticas ao evento, a maioria (78%) dos consumidores continua a ter uma perceção positiva da Black Friday, reconhecendo que é uma oportunidade para poupar.

O e-mail mantém-se como o principal canal de comunicação para 61% dos consumidores, seguido pela plataforma Blackfriday.pt (31%) e redes sociais como o Instagram (24%).

Ler Mais



Comentários
Loading...