Portugueses dão primeiro ‘chumbo’ em oito anos de mandato de Marcelo, aponta sondagem

Marcelo Rebelo de Sousa tem, pela primeira vez, nota negativa dos portugueses, revela esta sexta-feira uma sondagem realizada pelo Cesop (Centro de Estudos e Sondagens de Opinião) da Universidade Católica para a ‘RTP/Público/Antena 1’: o Presidente da República obteve 9,4 valores, numa escala de 0 a 20. Já o primeiro-ministro Luís Montenegro recebe uma avaliação positiva por 75% dos portugueses, com 11,3 valores.

O segundo mandato de Marcelo Rebelo de Sousa tem sido marcado por diversas polémicas e os portugueses não estão satisfeitos: apesar de 60% dos inquiridos terem dado uma nota positiva (igual ou superior a 10) ao chefe de Estado, o Presidente não evitou a pior avaliação dos últimos oito anos.

Recorde-se que, em novembro de 2016, no primeiro ano do seu primeiro mandato, Marcelo Rebelo de Sousa foi avaliado positivamente por 97% dos inquiridos, tendo recebido uma avaliação média de 16,3 – a mais elevada das sondagens da Católica desde que há registo.

Em maio de 2021, no seu primeiro ano do segundo mandato, Marcelo manteve níveis elevadíssimos de popularidade. Mas começou a registar uma descida, embora sempre dentro das avaliações médias positivas até agora. Apesar da descida, a avaliação de Marcelo é, ainda assim, significativamente superior à de Cavaco Silva em idêntico período do segundo mandato. Em outubro de 2014, o antigo presidente recebeu dos portugueses uma avaliação média de 7,6, com apenas 46% de avaliação positivas.