Portugueses dão nota positiva a Luís Montenegro: André Ventura tem a pior classificação dos líderes partidários, revela sondagem
Luís Montenegro é o líder partidário ‘preferido’ dos portugueses, segundo aponta esta sexta-feira uma sondagem realizada pelo Cesop (Centro de Estudos e Sondagens de Opinião) da Universidade Católica para a ‘RTP/Público/Antena 1’, que convidou os portugueses a avaliar a prestação recente dos líderes partidários com assento parlamentar.
Os resultados da sondagem, obtidos através de 965 inquéritos válidos, revelam que o primeiro-ministro tem a melhor classificação entre os líderes partidários, com uma avaliação média de 11,3 valores, superior aos 10,3 averbados em julho de 2023 – o líder da AD é o líder que recebe a maior percentagem de avaliações positivas (75%), dez pontos percentuais acima dos resultados da última sondagem.
É mesmo o único líder partidário com avaliação positiva: apesar da expressiva votação nas últimas eleições legislativas, André Ventura foi o líder partidário com pior classificação, apesar da ligeira subida (de 7 para 7,1) – o líder do Chega obteve apenas 38% de avaliações positivas. Seguem-se Inês Sousa Real (PAN) e Paulo Raimundo (PCP), ambos com 8 valores.
Já Pedro Nuno Santos e Rui Tavares também receberam uma boa avaliação, com 61% e 60% de avaliações positivas, respetivamente, embora sem atingir uma avaliação média negativa – 9,8 e 9,9, respetivamente. Entre as avaliações positivas médias, estão também Rui Rocha (IL) e Mariana Mortágua (BE), com 58 e 53%, respetivamente.
Portugueses dão primeiro ‘chumbo’ em oito anos de mandato de Marcelo, aponta sondagem