Portugueses abriram mais a carteira nos santos populares. Gastos chegaram a aumentar quase 60%

A SIBS, empresa responsável pela gestão do sistema Multibanco em Portugal, divulgou dados que revelam um aumento do consumo dos portugueses durante as celebrações dos Santos Populares.

Segundo os dados do SIBS Analytics, o número de transações, incluindo compras e levantamentos, nas noites de Santo António, São João e São Pedro aumentou em média 34% em comparação com a média diária de junho, entre as 20h e as 6h da madrugada, nos concelhos onde ocorreram as festividades.

De acordo com os dados, o valor médio por compra durante estas celebrações foi de 23 euros. Além disso, os pagamentos com MB WAY durante o período analisado registaram um aumento significativo de 51% em comparação com o ano anterior.

A análise detalhada das diferentes noites dos Santos Populares revela que a noite de São Pedro (28 para 29 de junho) foi a que apresentou o maior crescimento, com um aumento de 58% no número de transações em comparação com a média de junho. O valor médio por compra nesta noite atingiu os 29 euros, enquanto os pagamentos com MB WAY quase duplicaram, com um aumento de 97% face a 2023.

Na noite de Santo António (12/13 de junho), as transações aumentaram 29% em relação à média de junho, com um valor médio por compra de 23 euros. Os pagamentos com MB WAY também registaram um crescimento notável, com um aumento de 60% comparativamente ao ano anterior.

Durante a noite de São João (23/24 de junho), o número de transações cresceu 29%, com um valor médio por compra de 20 euros. Os pagamentos com MB WAY aumentaram 31% em relação a 2023.

Analisando a distribuição horária das transações, observa-se que todas as festividades apresentaram uma concentração significativa de operações entre as 20h e as 21h. Este período foi especialmente movimentado, representando 36% das transações na noite de São Pedro, 29% na noite de Santo António e 27% na noite de São João.

Ler Mais