Português João de Mello reeleito para associação da indústria química europeia
O presidente da Bondalti, João de Mello, foi reeleito para um novo mandato no Conselho de Administração do Cefic, a mais importante associação da indústria química europeia, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a Bondalti destaca que João de Mello é “o único português membro dos corpos sociais” do Cefic – European Chemical Industry Council, fundado em 1972 e que representa 650 membros e entidades responsáveis por cerca de 14% da produção química a nível global, que empregam 1,2 milhões de pessoas na União Europeia.
“É com um grande sentido de responsabilidade que assumo o novo mandato enquanto membro do Conselho de Administração do Cefic. Numa altura em que a indústria química atravessa um momento delicado devido aos conflitos internacionais e ao surgimento de mercados não europeus com peso significativo no setor, a Cefic continuará a dar todo o apoio necessário para a transformação da economia da União Europeia com soluções inovadoras e sustentáveis”, afirma o presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva da Bondalti, citado no comunicado.
A indústria química, que abrange produtos químicos de base, especializados e de consumo, é apontada no comunicado como “o setor com maior valor acrescentado da União Europeia, avaliado em 335.000 milhões de euros, e o quarto maior produtor no setor da manufatura”.
“Em 2022, a indústria química europeia atingiu um volume de vendas recorde de 760.000 milhões de euros, dos quais 32% configuraram exportações”, lê-se no documento.
Considerada em 2024, pelo segundo ano consecutivo, como a melhor organização empresarial da União Europeia pelo anuário “BestinBrussels”, o Cefic assume como “firme compromisso” a “promoção de uma indústria química próspera, fomentando o crescimento e os investimentos no setor, alavancando o fornecimento de soluções sustentáveis, seguras e eficientes na utilização de recursos”.
Segundo a Bondalti, para enfrentar os desafios da indústria química, o Cefic “tem sido, desde a sua fundação, um parceiro ativo da União Europeia e das suas instituições, apoiando a implementação do ‘Pacto Verde’ e a ambição europeia em tornar-se no primeiro continente neutro em carbono até 2050”.
Neste âmbito, em fevereiro de 2024, o Cefic subscreveu a “Declaração de Antuérpia para um Pacto Industrial Europeu”, que sublinha o compromisso da indústria para com a Europa e a sua transformação e que elenca um conjunto de necessidades urgentes, no quadro dos desafios económicos, geopolíticos e de competitividade à escala global.
A nível internacional, o Cefic apoiou ainda, “desde o primeiro momento”, o Acordo de Paris e defende “uma intervenção resoluta relativamente aos desafios com origem nas alterações climáticas, em linha com as orientações do IPCC [Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas]”.
Com instalações industriais em Estarreja e Sintra (Portugal), Cantábria e La Rioja (Espanha), logísticas em Aveiro, Barreiro (Portugal) e Vigo (Espanha), operações em Luanda (Angola) e escritórios em Lisboa (Sede, Portugal), Barcelona, Madrid, Pontevedra e Logroño (Espanha), a Bondalti apresenta-se como “uma das maiores empresas ibéricas” no setor da química industrial e “um importante produtor ibérico” de anilina, de cloro e derivados. Está ainda presente no setor do tratamento e reutilização de águas.
A empresa emprega cerca de 750 pessoas e em 2023 obteve um volume de negócios de mais de 500 milhões de euros.