Portugal sob efeitos da tempestade Patty: Chuvas fortes e vento intenso fazem ‘companhia’ até amanhã
À semelhança de ontem, esta terça-feira, o território continental continua a enfrentar as condições meteorológicas adversas associadas à tempestade Patty, e oito distritos estão sob aviso amarelo devido à chuva intensa, vento e instabilidade atmosférica, com maior impacto nas regiões Centro e Sul.
Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga vão estar sob aviso amarelo até às 09h00 de hoje, enquanto Guarda, Santarém, Castelo Branco e Portalegre até às 12h00 de hoje.
Na madrugada de hoje, a precipitação já se fez sentir de forma significativa em diversas zonas do país. Ao longo do dia, os períodos de chuva espalham-se por praticamente todo o continente, com especial intensidade em pontos da região Centro, como a Beira Litoral e a Beira Baixa, e no Sul, nomeadamente em Lisboa e no Vale do Tejo. O Norte também deverá ser afetado pela chuva, especialmente no litoral, embora com menor intensidade.
Além da precipitação, o vento poderá alcançar rajadas superiores a 50 km/h, particularmente nas zonas mais expostas, como Leiria e Guarda, embora se espere uma diminuição da velocidade à medida que o dia avança.
Com o finalizar do final do dia de terça-feira, espera-se uma melhoria do estado do tempo, com uma previsão de maior estabilidade a partir de quarta-feira. Com o afastamento da tempestade Patty, o céu deverá apresentar-se pouco nublado ou limpo em grande parte do continente, trazendo uma breve pausa para os dias seguintes.
Temperaturas amenas com ligeiras variações
As temperaturas continuarão amenas, sem grandes oscilações. O distrito de Coimbra deverá atingir uma máxima de 24 ºC, com Santarém e Beja a chegar aos 23 ºC. No Norte, as máximas serão mais baixas: Bragança, Vila Real e Guarda devem registar temperaturas entre os 17 ºC e 19 ºC.
Apesar da melhoria prevista para quarta e quinta-feira, a meteorologia sugere que a nebulosidade poderá aumentar novamente no final da semana, indicando a possibilidade de regresso da chuva, com maior incidência no noroeste do país.