Portugal recebe hoje a primeira tranche de apoio da UE: três mil milhões de euros

Portugal recebe já esta terça-feira três mil milhões de euros de empréstimo vindos da União Europeia (UE), para apoiar os trabalhadores e as empresas.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em entrevista à RTP,  revelou que a primeira tranche do apoio europeu no âmbito do programa SURE, no valor de 3000 milhões de euros, chega hoje a Portugal.

O objetivo deste programa de apoio temporário é proteger os postos de trabalhos sob a forma de empréstimos aos governos. Neste caso, Portugal vai receber cerca de 5,9 mil milhões.

“Tenho boas notícias para Portugal. A partir de terça-feira, Portugal vai receber a primeira tranche do programa SURE, que disponibilizará três mil milhões de euros”, afirmou Von der Leyen à RTP.

“[O SURE] diz às empresas para não colocarem os trabalhadores em lay-off, mesmo que não haja muito trabalho a fazer. Mantenham-nos nas empresas”, apelou a presidente da Comissão.

O mecanismo visa também atenuar os riscos de desemprego dos setores mais afetados durante a situação pandémica e permitir aos Estados-membros responder ao aumento da despesa com medidas para preservar o emprego. No caso de Portugal, são 17 as medidas que vão ser financiadas.

O empréstimo da União Europeia a Portugal foi inicialmente aprovado em agosto.

Ler Mais