Portugal faz hoje história ao ter preços negativos da eletricidade pela primeira vez

Pela primeira vez na história, Portugal terá preços negativos de eletricidade esta sexta-feira, 5 de abril. O mercado ibérico de eletricidade contratou horas com valores abaixo de zero, onde os produtores pagarão para gerar e injetar eletricidade na rede.

Estes preços negativos serão apenas durante duas horas, das 13 às 15 horas, com um preço ligeiramente negativo de 0,01 euros por megawatt hora (MWh), detalha o ‘Expresso’.

Desde a criação do mercado ibérico de eletricidade (Mibel) em 2007, nunca houve registros de preços negativos, e embora tenham sido registados preços negativos anteriormente no mercado intradiário, onde são feitos ajustes nos preços, é a primeira vez que ocorrem no mercado principal do Mibel, onde a contratação de eletricidade para o dia seguinte acontece.

A mesma fonte revela que a situação não é exclusiva de Portugal, visto que Espanha também registou preços negativos no início da semana.

Apesar do impacto limitado nos consumidores finais, esse registo histórico vai influenciar o cenário energético e os preços médios do mês. Com 11 dias consecutivos de preços grossistas inferiores a 10 euros por MWh, este evento contribuirá para a redução dos custos energéticos em Portugal.