Portugal está em destaque… se olharmos para o fundo da tabela: quais são os países mais felizes da Europa?

A maioria dos cidadãos da União Europeia parece bastante feliz com as respetivas vidas. Todos? Não. Há um pequeno grupo de países que resiste à felicidade – entre os quais Portugal.

De acordo com dados do Eurostat – o sistema estatístico da EU -, citados pela plataforma ‘Euronews’, a satisfação com a vida está a diminuir em alguns dos países com pontuações mais elevadas, como Dinamarca, Suécia ou Países Baixos. Ainda assim, o estudo mostrou que os cidadãos europeus, em geral, estão satisfeitos – o nível de satisfação das pessoas com 16 ou mais anos é de 7,3 em 10.

Mas então, onde estão os países mais felizes da União Europeia?

É preciso viajar para a Europa Central e do Norte para os encontrar: a Finlândia ‘é só sorrisos’, com uma média de 7,8, seguida por Bélgica, Áustria, Roméia e Eslovénia, todos com 7,7.

No extremo oposto, os búlgaros são os menos sorridentes da Europa, com uma pontuação de 5,9 na avaliação à sua satisfação com a vida.

A Dinamarca (de 8,0 para 7,5) e a Suécia (de 7,9 para 7,5) registaram as maiores reduções nos níveis de satisfação ao longo da última década. Em sentido inveros, os países que registaram os aumentos mais significativos são o Chipre (de 6,2 para 7,5), a Bulgária (de 4,8 para 5,9), a Estónia (de 6,5 para 7, 2), Eslovénia (de 7,0 para 7,7) e Grécia (de 6,2 a 6,9).
Nesta sondagem, foi pedido às pessoas que simplesmente classificassem a sua satisfação com a vida de 0 a 10.
E quanto a Portugal?

Está em destaque… no fundo da tabela. Segundo o Eurostat, o nível de satisfação no país é de 7,1, dois pontos percentuais abaixo da média europeia. Ainda assim, é possível encontrar motivos para sorrir: entre 2013 e 2023, a pontuação nacional tem subido de forma consistente, passando de 6,2 para 7,1.

Pior do que Portugal estão os já citados búlgaros, seguidos por Grécia, Letónia, Alemanha, França e Croácia.

Ler Mais



Comentários
Loading...