Portugal eleito melhor destino de 2020 para os reformados viverem
Para efeitos de classificação são analisadas 10 categorias diferentes, tais como o custo de vida, benefícios oferecidos aos reformados, clima e alojamento. Este ano a análise contemplou 24 países, sendo Portugal o grande eleito como melhor destino para os reformados gozarem a reforma.
O nosso país destacou-se em categorias como o alojamento, clima e cuidados de saúde, sendo também ficou bem colocado em outras categorias, tais como a socialização, desenvolvimento e o entretenimento.
Portugal conta com uma correspondente da revista International Living, Tricia Pimental, que destacou alguns dos principais pontos positivos do país no que diz respeito à população reformada.
“Segurança, cuidados de saúde acessíveis, uma vida relaxante, uma rica história e cultura, gastronomia apetitosa e diversidade geográfica – vai encontrar todos estes elementos em Portugal e por cerca de um terço do seu orçamento”, indicou Tricia.
Ainda de acordo com declarações da correspondente portuguesa da International Living é possível viver bem a reforma em Portugal com cerca de 2.500€, sendo que nos grandes centros e Algarve o orçamento sobe para três mil euros por mês.
O estudo Global Retirement Index, da International Living avalia também de forma positiva os cuidados de saúde em Portugal e destaca que o país conta com algumas das melhores praticas clínicas.
Tricia Pimental destaca ainda os preços acessíveis dos seguros de saúde privados, que permitem acesso a uma vasta rede de hospitais e clínicas um pouco por todo o país.
O estudo fala ainda do clima ameno do país, com a temperatura a ser tendencialmente quente, assim como na evolução tecnológica e digital, que tem sido uma forte aposta de Portugal nos últimos anos.
O estudo Global Retirement Index é realizado pela International Living desde 1979 e analisa os melhores países do mundo para os reformados nas categorias alojamento, benefícios e descontos, vistos, custo de vida, socialização e entretenimento, cuidados de saúde, desenvolvimento, clima, oportunidades e governança.