Portugal é o terceiro maior exportador de azeite da Europa
Portugal exportou 56 mil toneladas de azeite para fora da União Europeia (UE) no ano passado, o valor mais elevado de sempre e mais do dobro do que se verificava há 10 anos, mostram os dados divulgados esta sexta-feira pelo Eurostat.
As exportações de azeite português representaram, em 2018, 10% das exportações deste produto no conjunto dos 28 Estados-membros da União Europeia. Portugal é, assim, o terceiro país que mais exporta este produto na UE, logo atrás de Espanha e Itália. Recuando a 2009, Portugal exportava cerca de 100 milhões de euros em azeite para fora da UE.
Contudo, apesar de ser o terceiro na tabela, Portugal está longe dos volumes exportados por Espanha (52% do total) e por Itália (33%). Ainda assim, o azeite português exportado para fora do espaço europeu, no ano passado, gerou receitas de 257,1 milhões de euros para os produtores nacionais.
Os Estados Unidos são a principal porta de entrada das exportações de azeite europeias. Representam 35% do azeite que os europeus exportam. Segue-se o Brasil com 11%, o Japão com 9%, o Canadá e a Austrália ambos com 5%.
Todavia, a maior parte (63%) do azeite exportado pelos europeus é importado pelos seus vizinhos e também aí Espanha e Itália dominam lideram as exportações.
Já no mercado interno, a Grécia garante o terceiro lugar de maior exportador. Dentro da UE, o azeite português é o quarto mais exportado, gerando receitas de 321,2 milhões de euros.
Há nove anos, Portugal exportava apenas 33 milhões de euros de azeite para o mercado interno, sendo que o valor subiu significativamente para 73 milhões de euros em 2011 e foi crescendo até aos mais de 300 milhões de euros atingidos no ano passado. Tudo somado, dá 10 vezes mais do que em 2010.