Licença de paternidade: Portugal está no 6º lugar a nível mundial dos países que melhor tratam os pais, revela estudo

Portugal é o sexto melhor país a nível mundial no que diz respeito à licença de paternidade paga, de acordo com dados revelados esta quinta-feira pela Lensa, empresa de recursos humanos dos Estados Unidos. O estudo, que envolveu 42 países, analisou parâmetros como a duração da licença de paternidade paga, bem como a taxa média de pagamento, para elaborar um ranking dos países que ‘melhor tratam’ os progenitores.

Assim, o Japão é o país mais bem classificado neste particular, registando mais 31 semanas de licença paga, seguido da Coreia do Sul (22,7) e do Luxemburgo (21,2). Portugal ocupa a 6ª posição, com 22,3 semanas de licença, pagas a uma taxa média de 56,3%, para registar um total de 12,5 semanas pagas. Noruega e Islândia ocupam, respetivamente, a 4ª e 5ª posição.

O estudo também analisou os melhores países do mundo para a licença de maternidade, no qual saiu em destaque a Roménia, com um total de 92,4 semanas pagas. Estónia (82) e Eslováquia (69,2) fecham o top 3.

No geral, ponderando o efeito combinado das licenças de paternidade e de maternidade, Portugal baixa para o 22º posto a nível mundial – com um total de 32,9 semanas. A Roménia, com 97,1 semanas de licença remuneradas, é a líder mundial. No fundo da tabela, os piores países para as licenças parentais na lista são a Irlanda, a Suíça e a Austrália – estes países oferecem um total de pouco mais de 8 semanas de licença remunerada, sendo os únicos três países a oferecer menos de 10 semanas.

Ler Mais