Portugal conquista prata em Olimpíadas Europeias de Informática para Raparigas
Portugal ganhou uma medalha de prata nas quartas Olimpíadas Europeias de Informática para Raparigas, que decorreram na semana passada em Eindhoven, nos Países Baixos, anunciou hoje a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação.
Laura Muliar, aluna do 12.º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima, foi a medalhada de Portugal, país que participou pela primeira vez na competição.
A estudante já tinha ficado este ano em segundo lugar nas Olimpíadas Nacionais de Informática e conquistado uma medalha de bronze nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Informática.
As Olimpíadas Europeias de Informática para Raparigas, que este ano se realizaram entre 21 e 27 de julho, nos Países Baixos, com 195 concorrentes de 56 países, visam “promover a participação feminina e a excelência no domínio da informática”.
Em setembro realizam-se no Egito as Olimpíadas Internacionais de Informática, com participação portuguesa.
Em Portugal, as Olimpíadas de Informática são organizadas pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, em colaboração com a Universidade do Porto e a Universidade de Priceton, nos Estados Unidos.
A esta competição podem concorrer alunos dos ensinos básico e secundário.