Portugal conclui processo de ratificação da adesão da Finlândia e Suécia à NATO
Portugal concluiu hoje o processo de ratificação das propostas de adesão da Finlândia e da Suécia à NATO, através do depósito dos instrumentos de ratificação dos Protocolos ao Tratado do Atlântico Norte, em Washington, por parte do embaixador português Francisco Duarte Lopes.
Segundo um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros “este processo, de grande significado histórico, sublinha o compromisso de Portugal com a
segurança do espaço euro-atlântico.”
“A adesão destes dois países à NATO contribuirá para o reforço da Aliança e da cooperação e solidariedade nos domínios da segurança e defesa no espaço euro-atlântico, pilar essencial da política externa e de defesa nacionais”, acrescenta o documento.
Na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro, a Suécia e a Finlândia — dois países tradicionalmente neutros — entregaram um pedido de adesão à NATO em 28 de maio.
Após a resistência inicial da Turquia, os chefes de Estado e de Governo da NATO, reunidos em cimeira em Madrid, convidaram oficialmente, em 29 de junho, a Suécia e a Finlândia a tornarem-se membros da Aliança.
Nesse sentido, os protocolos de adesão dos dois países foram formalmente assinados pelos embaixadores dos 30 Estados-membros da NATO a 05 de julho, devendo agora ser ratificados pelos parlamentos de todos os países da Aliança Atlântica e comunicados ao Governo dos Estados Unidos para poderem entrar em vigor.