Portugal colocou 3 mil milhões de euros em dívida a 15 anos

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) colocou com sucesso obrigações do tesouro a 15 anos, numa emissão que contou com a colaboração de 7 instituições financeiras.

O Tesouro colocou esta quinta-feira 3 mil milhões em dívida a vencer em junho de 2038, com uma yield que se fixou nos 75 pontos base acima da taxa swap do euro a 15 anos (2,8949%) o que corresponde a 3,599%.

“A emissão teve uma forte procura, o livro de ordens acabou por superar os 17,9 mil milhões para uma emissão de 3 mil milhões. Com esta emissão a 15 anos o IGCP coloca dívida com maturidade em 2038 ano que ainda não tinha nenhuma emissão”, explica Filipe Silva, Diretor de Investimentos do Banco Carregosa.

Assim, esta nova linha de Obrigações do Tesouro passa a servir de benchmark da dívida pública a 15 anos.

O especialista explica ainda que o aumento das taxas de juro tem levado a uma subida dos prémios de risco de todas as dívidas soberanas, com impacto imediato no custo de financiamento de cada país.

“Portugal vê agora refletido nesta emissão este agravamento no custo de financiamento, tendência que se deverá manter pelo menos até termos uma inversão do discurso por parte dos bancos centrais, que só acontecerá quando a inflação der sinais de inversão e começar a voltar para os valores mais próximos de 2%”, conclui.

Dívida pública recuou para 273,3 mil milhões de euros em novembro

 

Ler Mais