Porto Tech Hub Conference acontece hoje. Evento promove “o país como um dos players cada vez mais relevantes a nível mundial no setor” de IT
A Porto Tech Hub, uma associação sem fins lucrativos que visa promover e fazer crescer a cidade do Porto como um centro tecnológico global de excelência abre hoje portas, no Hard Club, ao evento tecnológico Porto Tech Hub Conference, que promove e desenvolve a cidade como centro tecnológico global.
Esta será a sétima edição da iniciativa, e aquela em que volta ao formato presencial, reunindo dezenas de empresas e centenas de profissionais do setor, para debaterem as principais tendências e novidades tecnológicas, bem como aproximar os profissionais das oportunidades de carreira disponíveis nas entidades presentes. A iniciativa é ainda composta por várias palestras, que contarão com oradores de renome, tanto nacionais como internacionais, pertencentes a empresas como a Amazon Web Services e a Google, entre outras.
Em declarações à ‘Executive Digest’, Luís Silva, presidente da Porto Tech Hub, a motivação para a criação do evento surgiu da intenção de “promover o desenvolvimento do próspero cenário tecnológico da cidade, reunindo empresas e pessoas para celebrar o poder da tecnologia” e, apesar de já acontecer desde 2015, “continua a ser pertinente no mercado atual, ao potenciar a partilha de conhecimento e a definição das tendências no setor, bem como a ligação entre empresas e profissionais. Esta relação é ainda mais importante num momento de grande mudança no mercado, bem como numa altura em que a escassez de talento assume níveis sem precedentes”.
O pormenor de estarem de volta ao formato presencial “é de extrema importância para a iniciativa, ao permitir o contacto mais pessoal entre os profissionais e as próprias entidades. Além disso, ao termos speakers de renome mundial no evento, que estarão presentes nas talks ao longo do dia, este contacto entre os profissionais só é possível presencialmente”.
Sobre as perspetivas de participantes, Luís Silva explica que contam receber mais de 600 profissionais de IT, e, até ao dia 20 de outubro, já tinham confirmada a presença de 35 empresas, tanto nacionais como internacionais. “No leque das empresas está a consultora de serviços tecnológicos Emergn e a appliedblockchain, que desenvolve tecnologia Blockchain. A estas, juntam-se organizações como a Bosch e a Fabamaq, entre muitas outras.”
No que toca às tendências do setor que serão faladas na conferência, refere a Blockchain, Cloud computing, Cibersegurança, Data Science, Machine Learning, Artificial Intelligence, Web3, IoT, e Modern Web.
O presidente da Porto Tech Hub referiu que, no que respeita à cidade, “o evento vem contribuir para o seu posicionamento e reconhecimento e da sua comunidade IT cada vez mais como centro tecnológico de excelência. Além disso, vem promover a própria cidade como sítio a visitar, já que o evento conta com inúmeros speakers e empresas internacionais que se dirigem ao Porto para este momento. Por fim, também o próprio talento da cidade sai beneficiado, já que, com a conferência, cada vez mais empresas têm contacto com os profissionais qualificados da cidade, procurando-os para que possam ingressar nas suas equipas”.
“A nível nacional, acreditamos que este evento se insere no leque de uma série de outros que vêm promover o país como um dos players cada vez mais relevantes a nível mundial no setor. Portugal é já hoje reconhecido como um dos responsáveis pela criação de conhecimento IT, networking e um local em que cada vez mais empresas do setor de qualquer parte se vêm instalar, sendo que a nossa conferência vem contribuir também para esse posicionamento”, conclui.