Porto Business School lança programa executivo de Pricing Strategies em resposta à inflação e volatilidade do mercado

No atual cenário económico, caracterizado pela inflação e volatilidade dos mercados, a necessidade de empresas serem ágeis e eficazes na gestão e adaptação de preços é crucial para manter a rentabilidade e a competitividade.

Reconhecendo este cenário, a Porto Business School acaba de anunciar o lançamento do open executive program em Pricing Strategies, uma nova formação que irá fornecer aos participantes as ferramentas e os conhecimentos necessários para desenvolver e implementar estratégias de preços eficazes que permitam alcançar os objetivos definidos.

Segundo dados do Eurostat, a inflação na Zona Euro desacelerou de 2,6% para 2,4% em março, tendo assim a variação homóloga da inflação abrandado pelo terceiro mês seguido. Já na União Europeia, a inflação também caiu de 3,1% em janeiro para 2,8% em fevereiro. Entre as quatro grandes componentes do índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC) – alimentação, álcool e tabaco; energia; bens industriais não energéticos; e serviços –, houve também uma desaceleração nos preços de todas as componentes, exceto na energia e serviços.

Entre os 20 países da moeda única, Portugal foi um dos oito países que registou uma nova aceleração nos preços em março, de 2,3% para 2,6%, e uma das 11 economias que registaram taxas de inflação acima da média da Zona Euro.

Esse contexto destaca a importância de compreender como os clientes percebem os preços e de desenvolver estratégias que aumentem as receitas das empresas. Além disso, o programa abordará a identificação de preços baseados no valor do produto/serviço e as diferenças entre preços B2B e B2C.

“Um pequeno aumento nos preços pode levar a aumentos significativos nos lucros; por isso, definir o preço correto e implementá-lo de forma eficaz é, naturalmente, muito importante. Porém, muitas empresas e gestores carecem de uma forma estruturada de pensamento e de implementação da estratégia de preços”, refere Gavin Eccles, diretor do open executive program em Pricing Strategies da Porto Business School.

O responsável acrescenta ainda que “este novo programa dotará os participantes das ferramentas e metodologias necessárias para que desenvolvam abordagens sustentadas e devidamente informadas. Isto é algo especialmente importante em mercados altamente competitivos, uma vez que o crescimento do negócio/organização pode estar dependente de uma estratégia de preços profunda, muito além da conclusão essencial/inicial do que o produto e serviço oferecem”.

O programa será composto por três sessões, a serem realizadas nos dias 21, 22 e 23 de maio, totalmente ministradas em inglês. Destina-se a gestores, profissionais de marketing, finanças, TI e todos os envolvidos no desenvolvimento de estratégias de preços em diversos setores, incluindo hotelaria, companhias aéreas, energia, automóveis, varejo, entre outros.

Ler Mais