Porto Business School e FPF lançam programa de finanças e estratégias orientadas para o negócio do futebol

A Porto Business School e a Portugal Football School, a escola da Federação Portuguesa de Futebol, anunciaram uma parceria que promove um programa com o objetivo de aprofundar conceitos de finanças e estratégias orientadas para o negócio do futebol.

As candidaturas para o programa já estão abertas e este vai acontecer entre 30 de setembro e 12 de novembro, tendo a duração de 48 horas e contando com quatro sessões ministradas em português. A primeira sessão e a última irão realizam-se na Cidade do Futebol, em Oeiras, e as duas sessões intermédias no campus da Porto Business School, em Matosinhos.

“Com uma metodologia de formação inovadora, este programa pretende dotar os participantes com ferramentas financeiras, organização económica e processos estratégicos de um clube de futebol, que permitam fornecer suporte técnico para a tomada de decisão e avaliar os riscos e potenciais resultados dessas decisões”, explicam as duas escolas em comunicado.

O programa tem 20 vagas disponíveis e os seus alunos vão ter acesso a palestras, debates, estudos de caso e análises das melhores práticas de membros do corpo docente especialista, combinadas com sessões que contam com palestrantes executivos e renomados de clubes de futebol e organizações desportivas de sucesso, a nível nacional e internacional.

Rui Padrão, docente e diretor de programas na Porto Business School, destaca que tentam “antecipar as áreas de interesse dos alunos que nos procuram. Este programa, orientado para o negócio do futebol, foi um passo muito lógico para nós, atendendo à complexidade que se vive nos bastidores do desporto mais popular do mundo”.

“A partir deste momento, teremos capacidade de dotar os participantes de ferramentas financeiras, organização económica e processos estratégicos de um clube de futebol, que fará com que cada um dos destes consiga avaliar riscos e potenciais resultados – numa perspetiva de decisão consciente e sustentada”, acrescenta Rui Couto Viana, docente da Porto Business School, professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Doutor em Ciências Empresariais e Mestre em Ciências Empresariais com especialização em Finanças.

Por fim, André Seabra, diretor da Escola de Futebol de Portugal, sublinhou que “a Federação Portuguesa de Futebol, através da Portugal Football School, tem como um dos seus objetivos a qualificação dos agentes desportivos com responsabilidade no desenvolvimento do Futebol em Portugal. O desafio lançado pela Porto Business School de nos associarmos a uma formação executiva em Finanças e Estratégia responde naturalmente a este propósito. Para além de ser uma colaboração que muito nos honra, existem outros aspetos que a justificam. Por um lado, irá dotar os participantes de conhecimentos e ferramentas financeiras para um melhor desempenho das organizações desportivas. Por outro, o plano de estudos, superiormente desenhado e ajustado aos objetivos propostos, e o corpo docente de excelência são duas grandes mais-valias”.

Ler Mais