Porsche desenvolve sistema de cruise control inovador

 
porsche-911-gt3-rs-09
A Porsche já está a testar um novo sistema cruise control que pode vir revolucionar o conceito desta tecnologia. Enquanto os sistemas normais mantêm a velocidade e (no limite) adaptam o seu comportamento ao trânsito, a Porsche propõe agora a tecnologia InnoDrive, capaz de curvar com uma aceleração lateral que pode atingir os 0,5 g, embora preparado para chegar aos 0,7 g.
Longe da força gravitacional a que um piloto de Formula 1 está sujeito (podendo chegar aos 5 g), este sistema continua a representar a possibilidade de uma experiência desportiva acima da média para os condutores que não detenham a agilidade de um profissional.
Este sistema, que está em testes em Weissach, na Alemanha, funciona através de dados recolhidos por tecnologia incluída em automóveis semi-autónomos, analisando elementos como o tipo de pavimento, o raio da curva e a sua inclinação. Estes dados permitem ao automóvel criar uma imagem em três dimensões da estrada que permitirá ao computador de bordo definir a velocidade ideal para percorrer a curva em menos tempos e consumindo menos combustível.
Ou seja, ao condutor basta apenas virar o volante em curva que o automóvel trata de garantir a melhor velocidade.