Por um mundo sem fumo

A British American Tobacco (BAT), empresa líder mundial em multicategoria, está a aperfeiçoar o seu objectivo de lutar por Um Amanhã Melhor, através de uma nova visão: “Construir um Mundo Sem Fumo”. Mas de nada serve uma estratégia redefinida, sem a cultura certa em toda a organização para a concretizar. Na BAT, trabalha-se para criar um amanhã melhor para todos e isso passa pela inovação e por metas de sustentabilidade bem definidas, como explica Javier Álvarez Ballespín, que, no início deste ano, foi nomeado director-geral da BAT para Portugal e Espanha.

Como é que a BAT pretende alcançar a sua visão de “Construir um Mundo Sem Fumo” e quais os principais desafios que antecipa para essa transformação?

O nosso objectivo é criar “Um Amanhã Melhor” e isso passa pela transformação da empresa rumo a um “Mundo Sem Fumo” – um mundo onde os fumadores adultos, que, de outra forma, continuariam ou começariam a fumar, possam fazer melhores escolhas, optando por alternativas sem fumo em vez de cigarros de combustão. Essencialmente, “Mudar para Melhor”. Pretendemos tornar-nos uma empresa predominantemente sem fumo até 2035. A nossa ambição continua a ser alcançar os 50 milhões de consumidores de produtos sem combustão até 2030, atingindo pelo menos 50% das nossas receitas em 2035. Já fizemos bons progressos em direcção a estes objectivos: temos agora 26,4 milhões de consumidores de produtos sem fumo e as receitas provenientes destes produtos representam 17,9% das receitas do grupo.

Como em tudo, volatilidade e incerteza representam desafios para qualquer transformação, nomeadamente geopolíticos e económicos. As preferências dos consumidores estão também em constante mutação e o ritmo da inovação para acompanhar estas mudanças é um desafio.

Em Março, a BAT inaugurou um novo Centro de Inovação em Southampton. Que papel desempenhará este investimento? O que podemos esperar das inovações em curso e qual o seu impacto?

Este novo Centro de Inovação de última geração desempenhará um papel fundamental na continuação da transformação da empresa à medida que construímos “Um Amanhã Melhor”. As instalações, que representam um investimento de 30 milhões de libras, reforçam e aprofundam as capacidades de Investigação & Desenvolvimento da BAT, proporcionando nove espaços técnicos especialmente concebidos para ajudar no desenvolvimento do nosso portefólio de produtos de Novas Categorias. Nelas, estão reunidas equipas-chave e multifuncionais de I&D com 400 cientistas (que fazem parte dos 1750 a nível global espalhados também pelos outros 8 centros de inovação da BAT) e engenheiros altamente especializados, provenientes de uma série de campos avançados, incluindo a biotecnologia e os ensaios clínicos. O investimento também apoiará o trabalho no que diz respeito a embalagens, engenharia, desenvolvimento de inovação e integração de sistemas. O nosso foco está essencialmente em catalisar e potenciar inovações que satisfaçam e/ou antecipem as preferências dos consumidores, bem como reduzam o impacto do nosso negócio na saúde, mas também no ambiente, fortalecendo e diferenciando assim o nosso portefólio de Novas Categorias, de modo a ajudar a construir um “Mundo Sem Fumo”.

De que forma têm conseguido dar resposta às necessidades em constante mutação dos consumidores?

Antes de mais, sabemos que os cigarros de combustão apresentam graves riscos para a saúde. A única forma de evitar esses riscos é não começar a fumar ou deixar de o fazer. De acordo com fontes próprias, sabemos que dos 32% de consumidores adultos de nicotina em Portugal cerca de 10% consomem produtos de Novas Categorias. Para aqueles que ainda consomem cigarros de combustão, existe a oportunidade de migrar para produtos sem fumo das novas categorias. Ou seja, para aqueles que, de outra forma, continuariam a fumar, é fundamental oferecer-lhes uma escolha de alternativas sem fumo, minimizando os danos causados pelo tabagismo.

À medida que as preferências e atitudes mudam numa indústria em evolução, compreender os nossos consumidores é essencial para o sucesso e crescimento do negócio. A nossa ambição passa por continuar a expandir o nosso portefólio de produtos, baseando-nos em insights profundos sobre as diversas preferências, necessidades e desejos dos consumidores e desenvolvendo produtos que os satisfaçam, sustentados pela ciência. Estamos conscientes de que os consumidores consideram cada vez mais o seu bem-estar e isso tende a mudar a forma como vivem as suas vidas, e como compram e consomem produtos. Continuar a utilizar produtos de tabaco sem ter de o sujeitar ao processo de combustão é disso exemplo e justifica a crescente migração dos consumidores para as Novas Categorias.

A BAT tem valores corporativos fortes, como Truly Inclusive e Stronger Together. Como é que estes valores influenciam o funcionamento da empresa no dia-a-dia?

Desenvolvidos com o contributo significativo dos nossos colaboradores, os nossos seis valores são o fio condutor de tudo o que fazemos e da forma como o fazemos. Dão forma a uma organização empenhada no seu objectivo, estimulante para trabalhar e de elevado desempenho, e sustentam a forma como iremos impulsionar o progresso. Por exemplo, no caso do Truly Inclusive, significa que abraçamos a diversidade e celebramos as nossas diferenças. Em Stronger Together, trabalhamos em conjunto como uma equipa, nos bons e maus momentos, e ajudamo-nos uns aos outros a crescer e a ter sucesso. Destaco também o Love Our Consumer, que é sobre compreender o consumidor melhor do que ninguém e sermos obcecados pela inovação e pelas nossas marcas; e o Do The Right Thing, sobre preocuparmo-nos com o nosso impacto na sociedade e no planeta.

A BAT está comprometida com um futuro sustentável. Pode falar-nos mais sobre as vossas iniciativas ambientais e sociais?

Temos uma longa e orgulhosa história de realizações no domínio da sustentabilidade, mas actualmente estamos a passar de uma empresa em que a sustentabilidade sempre foi importante para uma empresa em que ela está na linha da frente e no centro de tudo o que fazemos. Reduzir o impacto da actividade da BAT na saúde é a principal prioridade, bem como colocar maior ênfase na abordagem às alterações climáticas e à excelência na gestão ambiental. A circularidade e a comercialização responsável de produtos são áreas de foco para os próximos anos. Reforçámos também algumas metas de sustentabilidade como utilizar 50% de energia renovável até 2030 nas nossas operações directas; aumentar a meta inicial de redução de 15% nos resíduos das operações até 2025, para 25%; alargar o âmbito do compromisso relativo a embalagens 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis, para além do plástico, até 2025; ter operações neutras em termos de carbono até 2030; e gastar menos 35% de água até 2025.

Por outro lado, lutamos para abordar positivamente as questões dos direitos humanos e trabalhamos para criar e manter uma organização de confiança, dotada de uma cultura ética, íntegra e respeitada, onde possamos atrair, desenvolver e reter uma força de trabalho talentosa e diversificada. Em 2021, a BAT aderiu à campanha “Race to Zero”, apoiada pela ONU, que agrega uma coligação mundial de iniciativas líderes em emissões líquidas zero, para reduzir para metade as emissões de carbono até 2030 e para alcançar zero emissões até 2050.

Como é que a preocupação com as pessoas se espelha na cultura da BAT?

O lema de construir “Um Amanhã Melhor” dirige-se também para a nossa força de trabalho. Empregamos mais de 46 mil colaboradores em todo o mundo, de 135 nacionalidades diferentes e a nossa gestão de recursos humanos passa muito pelo investimento num dos nossos maiores activos, que são as pessoas. A nossa estratégia de Diversidade & Inclusão, por exemplo, procura o equilíbrio entre géneros, centra-se na diversidade de nacionalidades, etnias, formas de trabalho e experiências. Oferecemos ainda benefícios e programas de bem-estar físico, emocional, financeiro e social, flexibilidade e um grande apoio à família. Por exemplo, em alguns mercados, a BAT providencia seguros de saúde completos, programas de vacinação, descontos em ginásios, trabalho flexível e apoio nos cuidados infantis. Reconhecemos que se tratam de factores-chave para apoiar e permitir a nossa ambiciosa jornada de transformação. Prova de que operamos com a estratégia certa, focada na cultura organizacional, é o facto de termos sido reconhecidos em Janeiro de 2024 como Global Top Employer pelo sétimo ano consecutivo, pelo Top Employers Institute.

Quais os principais desafios regulatórios?

Reconhecemos e apoiamos os objectivos dos governos em reduzir as taxas de tabagismo e os impactos associados na saúde, bem como o papel da regulamentação na obtenção destes objectivos. Queremos fazer parte desse debate e temos sido consistentemente claros em relação ao nosso apoio à regulamentação do tabaco e da nicotina que se baseie em evidências sólidas, que seja adaptada às circunstâncias locais, que forneça eficazmente os objectivos políticos pretendidos e que evite consequências indesejadas, como o crescimento dos mercados ilegais. Dados provenientes de vários países sugerem que, nos casos em que foi introduzida regulamentação progressiva que incentiva os fumadores (que, de outro modo, continuariam a fumar) a optar por alternativas sem fumo, verifica-se um declínio associado nas taxas de tabagismo. Por exemplo, segundo fontes próprias, a Suécia está perto de se tornar o primeiro país europeu “livre de um mundo sem fumo”, com uma taxa de fumadores de cerca de 5%, estando anos à frente da meta da UE para 2040. Para além dos esforços tradicionais de educação e controlo do tabaco, a Suécia adotou a redução do consumo de tabaco e de produtos alternativos sem fumo. Acreditamos que isto se deveu, em grande parte, a políticas que permitiram aos fumadores aceder a uma vasta gama de alternativas sem fumo.

Como vê o futuro da BAT?

Estamos a viver um momento de transformação da indústria muito entusiasmante, com um impacto positivo na sociedade a longo prazo. Para isso, devemos trabalhar a partir do diálogo, da ciência e da evidência, bem como ter em consideração a experiência de países que têm sido bem sucedidos nesta mudança, como a Suécia. As Novas Categorias desempenham um papel fundamental nos objectivos globais para alcançar um mundo sem fumo e não podem ser ignoradas. Com vista a encontrar um Amanhã Melhor para todos – empresas, consumidores e sociedade – acreditamos que é essencial uma regulamentação inteligente que nos permita operar num ambiente seguro, que impeça o acesso de menores e que permita aos consumidores adultos o acesso a produtos de qualidade que cumpram normas e práticas que respeitem a saúde pública e promovam a transparência no setor. Este é um momento crucial que nos dá a oportunidade de oferecer aos consumidores adultos soluções alternativas sustentadas pela ciência.

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