Polícia é recebida esta tarde no Ministério da Administração Interna para nova ronda negocial

A ministra da Administração Interna reúne-se com sindicatos das forças de segurança na tarde desta quinta-feira: a partir das 17h30, vão receber os sindicatos da polícia, sendo que a partir das 19 horas são esperadas as associações socioprofissionais da GNR.

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, é acompanhada nas reuniões pelo secretário de Estado da Administração Interna, Telmo Correia, e pela secretária de Estado Administração Pública, Marisa Garrido.

Recorde-se que a ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, reuniu-se, no passado dia 15, com os sindicatos da PSP e associações da GNR por causa do suplemento de missão, duas semanas depois de ter apresentado uma proposta do Governo que desagradou totalmente aos elementos das forças de segurança. No entanto, o Governo apresentou uma nova proposta às associações socioprofissionais da GNR, de atribuição de um suplemento de missão entre os 521 e os 730 euros e o fim do atual suplemento por serviço e risco.

Segundo a proposta, o novo suplemento missão tem como referência o vencimento base do comandante-geral da GNR e substitui o atual suplemento por serviço e risco nas forças de segurança.

Com esta nova proposta, os oficiais passariam a ter um suplemento de missão de 14% da remuneração base do comandante da GNR, que é de 5.216,23 euros, enquanto a percentagem para os sargentos da GNR é de 12% e para os guardas 10%.

O atual suplemento pago a estas forças de segurança inclui uma componente fixa de 100 euros e uma variável de 20% do salário base.

O porta-voz da plataforma que congrega 11 sindicatos da PSP e associações da GNR, Bruno Pereira, já avançou que a plataforma abandonará as negociações com o Governo caso não seja apresentada “uma nova proposta digna” por parte do MAI.

Ler Mais