Polícia canadiano condenado a nove meses de prisão por agressão a homem negro que perdeu um olho
Um agente da polícia de Toronto foi condenado a nove meses de prisão por ter espancado um jovem negro, Dafonte Miller, que acabou por perdeu um olho, em 2016, escreve o The Guardian.
Os procuradores alegaram que o agente Michael Theriault, que estava de folga na altura, e o seu irmão Christian perseguiram Dafonte Miller na manhã de 28 de dezembro de 2016, depois encurralaram o jovem com 19 anos e agrediram-no ao ponto de Miller ter perdido o seu olho esquerdo.
Na altura, os Theriaults declararam-se inocentes de agressão agravada. O juiz responsável pelo processo condenou o oficial e absolveu o seu irmão, em junho. “O contexto racial em que a infração teve lugar não pode ser ignorado”, disse o juiz Joseph Di Luca na altura.
Theriault também foi condenado a 12 meses de liberdade condicional após a pena de prisão, e está ainda proibido a usar armas durante cinco anos.
Através de uma declaração que os procuradores leram no tribunal, em setembro, Dafonte Miller expôs o impacto que o incidente teve na sua vida. Disse que o confronto alterou permanentemente a ideia que tinha da polícia e acrescentou que nunca tinha experimentado um abuso de poder daquela forma.
“Ninguém me interrogou. Só eu era digno de suspeita. Por causa da cor da minha pele”, escreveu.