Polémico projeto de lei causa caos no Parlamento da Geórgia: deputados do país candidato à UE envolvem-se em confrontos

O Parlamento da Geórgia transformou-se, esta segunda-feira, num ringue de boxe depois de Mamuka Mdinaradze, líder do partido do Governo ‘Georgian Dream’ e responsável pelo projeto de lei controverso sobre “agentes estrangeiros” – que foi criticado pelo Ocidente e provocou protestos a nível interno – ter sido atingido durante o seu discurso no rosto pelo deputado da oposição Aleko Elisashvili.

O incidente provocou uma cena de pancada mais ampla entre vários deputados, algo que aliás costuma acontecer no barulhento Parlamento – nas imagens é possível ver-se ainda Elisashvili a ser saudado com aplausos pelos manifestantes do lado de fora do Parlamento.

O partido ‘Georgian Dream’ afirmou, no início deste mês, que iria reintroduzir legislação que exigia que as organizações que aceitassem fundos do exterior se registassem como “agentes estrangeiros” ou enfrentariam multas.

O projeto de lei prejudicou as relações com os países europeus e os EUA, que afirmaram opor-se à sua aprovação. A UE, que deu à Geórgia o estatuto de candidata em dezembro, já garantiu que a medida é incompatível com os valores do bloco.

O partido tem afirmado querer que o país se junte à UE e à NATO, apesar de ter aprofundado os laços com a Rússia e enfrentado acusações de autoritarismo a nível interno. Os críticos georgianos rotularam o projeto de lei como “a lei russa”, comparando-o com legislação semelhante utilizada pelo Kremlin para reprimir a dissidência no país.

Ler Mais