PMEs precisam de investir em tecnologia para apoiar o trabalho híbrido… mas muitas não conseguem dar prioridade à segurança, revela inquérito

A Check Point Software Technologies Ltd. revelou recentemente as conclusões de um inquérito, conduzido pela empresa de investigação Analysys Mason, ao mercado de cibersegurança das PMEs, que revelaram que embora compreendam que precisam de investir em tecnologia para apoiar o crescimento no mundo do trabalho híbrido, muitas não conseguem priorizar a segurança.

“As PMEs aceitaram que o modelo de trabalho híbrido veio para ficar, e aumentaram o seu investimento em tecnologias e serviços de comunicação para apoiar os trabalhadores à distância. Com trabalhadores à distância que utilizam pontos de acesso a casa e ao escritório, a superfície de ataque expandiu-se, aumentando assim o risco de ciberataques. Com o aumento dos ataques na cadeia de abastecimento em toda a indústria, os cibercriminosos estão a utilizar cada vez mais PMEs mais vulneráveis como ponto de entrada em empresas maiores. Esta abordagem causa estragos tanto nas PMEs, como em todas as empresas com as quais interagem.”

Os dados dão ainda conta de que 28% das empresas inquiridas deram conta que que os ciberataques levaram a uma perda das receitas e 16% mencionou o facto da perda de confiança por parte dos clientes.

O inquérito, que foi feito a 1,150 pequenas e médias empresas nos EUA, Alemanha, Reino Unido e Singapura, também revelou que este grupo luta com com a falta de especialização e necessitam de apoio adicional e também que se estão a adaptar ao ‘novo normal’, mas falta-lhes segurança móvel.

Eyal Manor, vice-presidente de Product Management na Check Point Software afirmou que “é tranquilizador que as PMEs tenham aumentado o seu investimento em cibersegurança para apoiar o crescimento empresarial e o novo modelo de trabalho híbrido, mas ter a mistura correta de produtos de segurança é apenas parte de uma estratégia eficaz. Devido à escassez de trabalhadores de segurança cibernética para as PMEs, estas requerem soluções de segurança que proporcionem uma prevenção de ameaças comprovada, são extremamente simples de implementar e gerir, e oferecem a flexibilidade de uma solução ‘tudo em um’ que combina segurança e conetividade à Internet”.






Comentários
Loading...