‘Player’ do mercado ‘blockchain’ vai investir 800 milhões de euros em startups. Portugal está na mira

A NEAR, plataforma blockchain de carbono neutro, anunciou hoje que tem mais de 800 milhões de dólares para investir em startups e apps descentralizadas que integrem o seu ecossistema, revelou a empresa num comunicado enviado à Executive Digest.

A revelação foi feita pelo co-founder da NEAR e oradora do próximo Web Summit, Illia Polosukhin, durante o NEARCON, evento que juntou mais de 300 pessoas, nas Carpintarias de São Lázaro, em Lisboa, entre fundadores, developers, criativos, investidores e outros especialistas da indústria, e que assinalou um ano do lançamento da plataforma na mainnet.

O valor total será dividido em vários programas com diferentes objetivos e veículos. Uma parcela de 100 milhões de dólares será distribuída por fundos regionais, sendo Portugal um dos destinos em análise, numa altura em que a NEAR já estabeleceu uma equipa local.

Illia Polosukhin acredita que a capital portuguesa tem o talento necessário para captar investidores, criar oportunidades de emprego e democratizar a adoção de tecnologia: “Temos membros da nossa equipa há algum tempo em Portugal, temos fomentado contactos institucionais e estamos entusiasmados com a rede que estamos a criar. O futuro é muito promissor para nós em várias regiões e Portugal parece ser, certamente, uma delas.

A comunidade de Criptomoedas e o ecossistema NEAR é muito ativo em Portugal, daí termos decidido organizar aqui o nosso primeiro evento físico de sempre e termos optado por fazer este anúncio aqui. Lisboa está a crescer e queremos crescer com ela, usando a nossa tecnologia como alavanca.”

O ‘player’ do mercado dos criptoativos anunciou também um fundo de 100 milhões de dólares denominado Startup Grant Pools, que prevê a seleção de cerca de 20 startups, com um financiamento médio de 5 milhões de dólares cada, num prazo de 12 meses. Os subsídios podem ser usados pelas startups de acordo com os seus objetivos estratégicos, desde que estes estejam em linha com o crescimento do próprio ecossistema e contribuam para o mesmo.

“Temos uma pipeline de projetos em discussão, com os quais estamos muito entusiasmados, mas queremos ampliar esta rede. É também por isso que estamos em Portugal. Queremos startups comprometidas com a construção de ecossistemas na NEAR”, diz Illia Polosukhin.

Cerca de 250 milhões de dólares serão alocados para subsidiar o ecossistema NEAR Protocol, que já conta na sua rede com mais de um milhão de utilizadores ativos, sendo que desse valor total, já foram investidos cerca de 45 milhões de dólares em 120 projetos, desde o início do ano, incluindo subsídios para a infraestrutura de protocolo principal. Este financiamento está planeado para ser alocado num prazo de quatro anos.

Os restantes 350 milhões de dólares pertencem ao fundo da Proximity Labs, empresa de pesquisa e desenvolvimento, que serve de veículo para ajudar a construir aplicativos de finanças descentralizadas na blockchain NEAR. O dinheiro será distribuído através do ‘token’ com com o mesmo nome.

Ler Mais





Comentários
Loading...