Plano para substituir o Hamas em Gaza vai começar nos próximos dias, indica Israel

Tzachi Hanegbi, conselheiro de Segurança Nacional israelita, indicou, na noite desta terça-feira, que começará em breve um plano para substituir o Hamas em Gaza. “Não nos podemos livrar do Hamas como ideia”, sustentou, na Conferência de Segurança de Herzliya, na Universidade Reichman, em Telavive, citado pela publicação ‘The Times of Israel’.

“Como tal precisamos de uma ideia alternativa”, refere. “Um plano para substituir o Hamas começará no norte de Gaza nos próximos dias.”

O conselheiro salienta ainda que Israel está a discutir com os Estados Unidos “como a ONU, os países europeus e os estados árabes moderados podem encontrar uma alternativa à governação do Hamas em Gaza”.

Israel não conseguiu alcançar nenhum dos objetivos declarados na guerra de Gaza, incluindo a eliminação do Hamas e a libertação dos israelitas mantidos em cativeiro pelo grupo palestiniano. De acordo com Hanegbi, Israel está a passar por “um dos momentos mais difíceis”.

Israel, desrespeitando uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que exige um cessar-fogo imediato, tem enfrentado a condenação internacional devido à sua contínua ofensiva brutal em Gaza desde o ataque do Hamas. Desde então, quase 37.700 palestinos foram mortos em Gaza, a maioria deles mulheres e crianças, e mais de 86.200 outros ficaram feridos, segundo as autoridades de saúde locais.

Mais de oito meses após o início da guerra israelita, vastas áreas de Gaza estão em ruínas, ao mesmo tempo que sucede um bloqueio paralisante de alimentos, água potável e medicamentos.

Ler Mais