Plano de desconfinamento é apresentado a 11 de março, garante Costa

António Costa garante que o plano de desconfinamento de Portugal será apresentado a 11 de março, ou seja, já após o final do estado de emergência que foi renovado ontem. «Tal como fizemos há um ano, será seguramente gradual e progressivamente irá abrangendo sucessivas atividades», aponta o governante após Conselho de Ministros.

Segundo o primeiro-ministro, este plano será guiado por um conjunto de critérios objetivos que permitam ir medindo a evolução da pandemia. «Não gostaria de hoje adiantar mais pormenores sobre o trabalho que temos vindo a desenvolver com os especialistas», afirma António Costa, lembrando que o plano terá de ser ainda discutido e validado, nomeadamente junto do Infarmed.

António Costa considera que falar no plano de desconfinamento neste momento é distrair os portugueses daquilo que importa para já: manter todas as medidas e todos os cuidados. O primeiro-ministro acredita que os cidadãos poderiam desvalorizar as regras que ainda têm de seguir e, por isso, não vale a pena antecipar a discussão.

O 12.º estado de emergência em Portugal foi aprovado esta quinta-feira na Assembleia da República, entrando em vigor à meia-noite da próxima terça-feira, dia 2, até ao dia 16 de março. Isto significa que os portugueses continuarão a ter o dever geral de recolhimento domiciliário e que as atividades suspensas desde 15 de janeiro deverão continuar de portas fechadas ou a respeitar as limitações impostas.






Comentários
Loading...