Piscinas estão esgotadas em Portugal desde Maio. Pandemia ajudou ao crescimento de 4300%
O stock de piscinas encontra-se esgotado em Portugal desde maio. A procura cresceu 4300%, segundo aferiu a mais recente análise do KuantoKusta (KK), divulgada esta terça-feira.
Depois de o stock de bicicletas ter esgotado no final de Julho, o KK registou uma nova ruptura. Trata-se de “uma procura nunca antes vista”.
Segundo o comparador de preços e compras online, o aumento exponencial da procura foi impulsionado, principalmente, pelo “calor”, “confinamento” – motivado pela pandemia – e “crescente atenção à melhoria dos espaços exteriores das casas”.
“As altas temperaturas que se fizeram sentir desde Maio fizeram com que a procura por piscinas durante este mês disparasse 4300% em comparação com o ano anterior”, justica o KK, em comunicado.
A oferta dos fornecedores tem diminuído e os stocks continuam esgotados, uma vez que não conseguem dar resposta à excedente procura e existe ainda a agravante do atraso das fábricas devido à pandemia.
O estudo do KK mostra também que, além de Maio, Julho foi um mês “com enorme procura, destacando-se os dias 5 a 19”, o que, por sua vez, coincidiu com a vaga de calor registada em todo o país.
Além disso, a categoria de acessórios associados às piscinas, como escadas e coberturas, registou igualmente um crescimento de 565,51% e os produtos para tratamento de piscinas atingiram 460,70%.
De acordo com o comparador de preços e compras online, no topo da pesquisa estão piscinas entre 3 a 4 metros de comprimento, cujo preço médio ronda os 190 euros.
Produtos relacionados com o exterior também registaram um aumento de procura, desde máquinas de cortar relva e de limpeza a churrascos.
A região que, de uma forma geral, concentra maior procura é o Norte de Portugal (Porto, Vila Nova de Gaia, Braga e Guimarães).