Pintar as turbinas eólicas de preto pode salvar milhares de pássaros. Sabe porquê?

Os moinhos eólicos que já nos habituámos a ver nas serras e outros pontos altos são, regra geral, brancos, ajudando a que se confundam por vezes com a paisagem. Esta quase camuflagem estará a ser prejudicial para os pássaros e morcegos, que não conseguem ver com clareza as pás e acabam por perder a vida.

A solução? Pintar pelo menos uma das pás de preto. A sugestão chega de um grupo de cientistas do Norwegian Institute for Nature Research, cuja investigação aponta para uma redução de 70% no número de pássaros mortos.

«Antes da experiência, seis águias foram encontradas mortas junto a turbinas ainda por pintar, mas depois não apareceu nenhuma», adiantam os especialistas. Pássaros de maiores dimensões e predadores são os que mais podem beneficiar desta solução.

Citados pela Euronews, os cientistas explicam que, embora tenham uma excelente visão, estes animais não são muito bons a detectar objectos a curtas distâncias. As pás brancas podem confundir os pássaros, tornando-se mesmo invisíveis à medida que se aproximam. Pintar uma pá de preto ajudará a evitar colisões e salvar milhares de pássaros.

A mesma publicação indica que a morte de pássaros é considerado um dos principais impactos dos parques eólicos. Donald Trump até já descreveu estes espaços como “cemitérios de pássaros”, aproveitando este argumento para criticar a aposta em energias renováveis.

Apesar de o número de pássaros mortos devido a acidentes com carros ou até mesmo gatos domésticos ser superior, a verdade é que à medida que o investimento em turbinas eólicas aumenta também é natural que este se torne um fenómeno mais comum.

Ler Mais