Pingo Doce e Nespresso distinguidos pelas suas iniciativas de sustentabilidade

A cadeia de supermercados foi classificada como a primeira empresa com três estrelas e a empresa de café recebeu a primeira estrela da segunda edição dos prémios Lean & Green em Portugal.

Devido à nova definição das metas europeias para a neutralidade carbónica, as empresas tiveram de adorar novas práticas mais focadas na circularidade, colaboração e partilha.

A Jerónimo Martins, dona dos supermercados Pingo Doce, adotou um eco-design para as suas embalagens e, dessa forma, já conseguiu eliminar mais de 27 mil toneladas de plástico e cartão. “As parcerias são importantes. Se olharmos só para nós, vamos acabar num buraco. É vital desenvolver metodologias como estas com aqueles que estão connosco. É preciso ter parceiros em vez de fornecedores”, disse Vítor Ferreira de Almeida, responsável pela área de Supply Chain & Logistics do Pingo Doce.

A Nespresso, para além de ter reduzido em 20% das emissões de carbono, produz neste momento cápsulas de café com 80% de alumínio reciclado e transforma as borras de café em embalagens de arroz e entrega no Banco Alimentar. “O consumidor de hoje está pronto para deixar de comprar se vir que a empresa não aposta na sustentabilidade”, disse Sofia Tavares, Costumer Care & Services Manager da Nestlé Nespresso Portugal.

As empresas Pantoja – Grupo Logístico e First Rule também foram premiadas. A empresa de transportes nacional e internacional foi premiada pelo plano de ação para reduzir as emissões e a empresa de energias renováveis, recebeu, assim como a Nespresso, a primeira estrela dos prémios.

No evento “Descarbonização, Sustentabilidade e Agenda da Indústria” onde as empresas premiadas estiveram presentes, ficou claro que a sustentabilidade é agora um fator indispensável para o sucesso das empresas.

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