Pilotos de barras e portos dão hoje início a 3 períodos de greve por melhorias no acesso à reforma

Os pilotos de barra e portos vão entram hoje no primeiro de três períodos de greve que se prolongará até ao mês de outubro.

Convocada pelo OFICIAISMAR – Sindicato dos Capitães, Oficiais Pilotos, Comissários e Engenheiros da Marinha Mercante (FECTRANS) e pelo SINCOMAR – Sindicato de Capitães e Oficiais da Marinha Mercante. Os trabalhadores reivindicam a consagração e implementação do direito dos pilotos de barra e portos de aceder à pré-reforma a partir dos 60 anos de idade e à reforma a partir dos 65 anos de idade, em função do reconhecimento da natureza de risco (especialmente penosa e desgastante), da atividade profissional exercida pelo pessoal técnico de pilotagem ao serviço das administrações portuárias.

De acordo com o sindicato, esta é uma reivindicação dos trabalhadores, mas também do interesse das autoridades portuárias, com as quais já há um acordo de 2019 feito com o aval do governo da altura, mas depois os governos que lhe seguiram não o cumpriram.

O pré-aviso de greve foi entregue em 29 de Julho e até à data o governo ainda não deu “nenhum sinal de querer resolver um problema que se arrasta e que estava a ter desenvolvimentos antes da queda do governo anterior”.

Estes são os períodos de greve previstos:

1º período: das 07:00 horas do dia 16 de Setembro às 07:00 horas do dia 18 de Setembro de 2024;

2º período: das 07:00 horas do dia 23 de Setembro às 07:00 horas do dia 25 de Setembro de 2024;

3º período:  das 07:00 horas do dia 30 de Setembro às 07:00 horas do dia 02 de Outubro de 2024.

Ler Mais





Comentários
Loading...