Peugeot 208 renovado a partir de 13.640 euros
Modelo bastante importante para a Peugeot, o 208 recebe uma actualização de meio de ciclo, procurando ganhar ainda maior relevância naquele que é um dos segmentos mais competitivos da Europa, a partir de 13.640 euros no mercado português (consulte os preços por níveis de equipamento, aqui). Com três níveis de equipamento e ainda a versão GT Line, a marca aposta agora no modelo mais vendido da sua gama, que ocupa o segundo lugar no pódio, dentro do seu segmento, em Portugal.
A imprensa nacional vai tomar hoje o seu primeiro contacto com o renovado modelo da marca de Sochaux, com a Automonitor presente para lhe trazer todas as novidades sobre o 208. As mudanças estéticas são ténues, sendo mais visíveis na secção dianteira, graças ao novo pára-choques, faróis com máscaras em dois tons – preto e cromado – e nova assinatura luminosa com recurso à tecnologia LED. Na parte traseira, os farolins foram redesenhados para receberem novo desenho, replicando as ‘garras’ do Leão em 3D.
Por outro lado, nota para as novas jantes de 16 e de 17 polegadas, além de diversas opções de personalização, entre cores, acabamentos e equipamentos. A este respeito, o 208 recebe novos sistemas de auxílio à condução, como o Active City Brake (que trava automaticamente em cidade caso o condutor esteja distraído) e câmara de marcha-atrás. Em opção, mantém o sistema Park Assist para auxiliar as manobras de estacionamento.
As tecnologias de infoentretenimento também foram revistas, destacando-se a presença do ecrã de sete polegadas para utilização e ligação aos sistemas de áudio, navegação, telefone e, até, acesso à Internet O MirrorScreen, sistema que permite visualizar no ecrã do veículo o conteúdo do smartphone, é novidade absoluta. No interior, o Peugeot 208 alberga também grandes novidades, mantendo o esquema de ‘cockpit’ estreado em 2012, mas com novidades em termos de revestimentos: o volante, por exemplo, passa a estar revestido em pele e o tablier conta com materiais de qualidade melhorada.
Quanto à gama de motores, o 208 contará com unidades mais eficientes e ecológicas, sendo de destacar as três versões assentes no 1.6 BlueHDi com valores de 75 cv, 100 cv e 120 cv, todas elas com emissões inferiores a 95 g/km de CO2. A versão de entrada, de 75 cv, destaca-se mesmo pelo consumo anunciado de 3,0 l/100 km para emissões de 79 g/km de CO2. As variantes a gasolina contam com opções 1.0 PureTech 68, 1.2 PureTech 82 e 1.2 PureTech 110 S&S sobrealimentado e com emissões de CO2 de 103 g/km de CO2 (com caixa manual).
Por outro lado, o 208 passa a poder contar com a nova caixa automática de seis velocidades EAT6, surgindo como opcional. Inovação é também a série de cores texturadas Ice Grey e Ice Silver, tintas em opção mate ou acetinado que são, segundo a marca, mais resistentes a pequenos toques e lavagens frequentes (quer de alta pressão ou de máquina). O Ice Silver está disponível nas versões desportivas do novo Peugeot 208 GTi e GTi by Peugeot Sport num total de 13 variantes: duas cores opacas, sete cores metalizadas, uma cor nacarada, duas cores texturadas e uma bi-color.