Petróleo aguarda reunião da OPEP+ abaixo dos 90 dólares

Reúne-se esta quarta-feira a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e seus aliados, incluindo a Rússia para decidir a política de produção para março, enquanto o barril do Brent parou a sua subida que atingiu os 91 dólares, alcançando máximos de 2014.

Durante a reunião, delegados dos mercados representados na organização esperam que o grupo ratifique outro aumento de 400.000 barris por dia, pois “os membros da OPEP + podem não conseguir bombear a quantidade total de petróleo que as suas cotas individuais permitem”, explica a ‘Bloomberg’.

Em 2021 o preço do petróleo subiu cerca de 50%, e os analistas acreditam que o valor do barril vai subir ainda mais em 2022, podendo alcançar os 100 dólares. A falta de capacidade de produção e investimentos limitados no setor fazem disparar preços.

“Supondo que a China não sofra uma desaceleração acentuada provocada pela variante Omicron, e com uma capacidade limitada da Opep+ em aumentar a produção, não vejo razão para que o petróleo Brent não possa chegar aos 100 dólares por barril no primeiro trimestre, possivelmente mais cedo”, disse Jeffrey Halley, analista da OANDA, à ‘Reuters’.

O Morgan Stanley prevê que o petróleo Brent atingirá 90 dólares o barril no terceiro trimestre deste ano, enquanto o Standard Chartered elevou a sua previsão de Brent para 2022 para 75 dólares o barril e 77 dólares em 2032.

Já os analistas do JP Morgan esperam também que os preços do petróleo subam até aos 90 até o final do ano, previsão assente na elevada procura, não afetada pela nova variante da Covid-19.

A OPEP+, estão gradualmente a aumentar a sua produção, no entanto, muitos produtores de menor dimensão não podem aumentar a oferta e outros mostram-se ainda cautelosos com novos contratempos que possam advir da pandemia.

 

 

 

Ler Mais





Comentários
Loading...