Perfume, carro, filmes…oito factos sobre Elon Musk que provavelmente desconhece
Elon Musk vai desempenhar um papel essencial no segundo mandato de Donald Trump: o homem mais rico do mundo, depois de ‘brilhar’ no mundo tecnológico, prepara a sua estreia política: ele e o ex-candidato presidencial republicano Vivek Ramaswamy liderarão um novo “Departamento de Eficiência Governamental”, o ‘DOGE’, uma referência à criptomoeda favorita de Musk, a dogecoin.
Segundo Donald Trump, Musk e Ramaswamy irão “abrir caminho para que minha Administração desmantele a burocracia governamental, corte regulamentações excessivas, corte gastos desnecessários e reestruture as agências federais”. Terá no entanto um escritório fora da Administração Trump, para evitar desfazer-se de todos os seus interesses comerciais – algo que, de acordo com a ‘Euronews’, provavelmente não faria. Elon Musk, goste-se ou não, não deixa ninguém indiferente e há oito factos que deve conhecer sobre o homem mais rico do mundo.
Muitos o consideram um génio e um futurista – um programador autodidata que criou e vendeu o seu primeiro videojogo (‘Blastar’) aos 12 anos e se tornou um dos homens mais ricos da Terra. Essencialmente, um ‘Tony Stark’ da vida real. O outro lado da moeda é que Musk é mais um ‘Lex Luthor’ pobre, um megalomaníaco obcecado por influência, definido pelas suas piadas mesquinhas de ‘trollagem’ e sexistas que revelam um homem-criança perigoso que gosta de cortejar controvérsias e não tem vergonha de espalhar falsidades e conspirações.
Adora ficção científica e estar no ecrã
Musk citou “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, de Douglas Adams, e “Fundação”, de Isaac Asimov, como os seus livros favoritos, moldando as suas visões sobre tecnologia e exploração. É também grande fã da série ‘X-Men’, tendo batizado os robôs de montagem da Tesla com nomes de personagens dos ‘X-Men’ – incluindo Xavier, Wolverine e Ciclope – e adora ver o seu rosto em ecrãs grandes e pequenos, outra coisa que partilha com Trump.
A interpretação de ‘Tony Stark’ por Robert Downey Jr. nos filmes do ‘Homem de Ferro’ foi aparentemente parcialmente inspirada por Elon Musk. Portanto, é apropriado que Musk tenha feito uma breve (e constrangedora) aparição em ‘Homem de Ferro 2’. Também surgiu em filmes de ação como ‘Machete Kills’ e séries como ‘The Big Bang Theory’ e ‘Young Sheldon’. Além disso, deu voz a si mesmo em programas de animação como ‘The Simpsons’, ‘South Park’ e ‘Rick and Morty’ – nos quais deu voz a um personagem chamado Elon Tusk.
É dono do carro de James Bond
Bem, pelo menos um deles. Em 2013, ele comprou o carro Lotus Esprit conduzido por James Bond em ‘O Espião que me Amava’ – o que se transformava num submarino. Musk aparentemente ficou desapontado ao saber que a sua compra de um milhão de dólares não podia transformar-se num submarino, e brincou que atualizaria o carro para torná-lo funcional.
É fã de ‘D&D’ e ‘FPS’
Elon Musk é fã do RPG de mesa ‘Dungeons and Dragons’ (D&D). O seu primo Peter Rive disse ao biógrafo de Musk, Walter Isaacson, que “mesmo quando criança, Elon tinha um monte de comportamentos e humores diferentes”, mas disse que a sua personalidade mudou para melhor enquanto jogava ‘D&D’.
Também supostamente adora jogos de First-Person Shooter, como ‘Fallout’ e ‘Mass Effect’.
É obcecado pela letra X
Isso remonta ao tempo em que tentou nomear a sua segunda empresa ‘X.com’, que se tornou o PayPal. Finalmente conseguiu o que queria quando lançou o Model X, um dos primeiros modelos da empresa de carros elétricos Tesla, fundou a SpaceX (mesmo que o “X” tenha sido relegado a um sufixo), lançou a sua aplicação de inteligência artificial xAI e renomeou o Twitter como X.
Lançou a sua própria fragrância
Com um nome como o dele, seria apenas uma questão de tempo… Ainda assim, ninguém esperava que Musk nomeasse seu perfume “Burnt Hair”, em outubro de 2022, descrevendo-o como a “melhor fragrância da Terra”. Vendidas a 100 dólares a garrafa, rapidamente se esgotaram, o que rendeu a Musk mais de um milhão de dólares em apenas algumas horas.
A sua irmão realizou filmes eróticos
Tosca Musk é a CEO de uma empresa chamada Passionflix, que adapta romances eróticas para a tela, e já realizou alguns dos filmes. O serviço online, lançado em 2017, permite que os seus clientes naveguem por uma variedade de conteúdo classificado num “barómetro de travessura”.
É pai de 11 filhos
Elon Musk tem 11 filhos: seis com a sua ex-mulher Justine Wilson; três com a artista Grimes; e dois com a diretora de operações da Neuralink, Shivon Zilis.
Tragicamente, o seu primeiro filho, Nevada, morreu de síndrome da morte súbita infantil (SMSI) com apenas 10 semanas.
Em 2020, Musk e a sua ex-parceira Grimes deram as boas-vindas a um filho que chamaram de X Æ A-12. Uma decisão controversa porque na Califórnia, onde Musk estava a morar na época, os nomes só podem usar as 26 letras do alfabeto inglês. O nome da criança foi eventualmente alterado para remover o ’12’, substituindo-o por A-Xii.
De acordo com a biografia do bilionário escrita por Walter Isaacon, Musk e Grimes têm um terceiro filho chamado Techno Mechanicus.
Prometeu doar 6 biliões de dólares para resolver a fome no mundo… mas nunca o fez
Prometeu uma enorme doação ao Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, para resolver a fome no mundo, mas nunca o fez. Uma vez respondeu a uma captura de tela de uma manchete da CNN que dizia: “2% da riqueza de Elon Musk pode ajudar a resolver a fome no mundo, diz diretor da organização da ONU para escassez de alimentos.”
Musk respondeu que se eles pudessem “descrever neste tópico do Twitter exatamente como 6 bilhões de dólares resolveriam a fome no mundo, eu venderia ações da Tesla agora mesmo e faria isso”. O ex-diretor executivo do Programa Mundial de Alimentos da ONU, David Beasley, desmascarou o ‘bluff’ ao descrever como a organização usaria o dinheiro… e Musk nunca respondeu. Em vez disso, menos de um ano depois, comprou o Twitter por 44 mil milhões de dólares.