Patrick Drahi em risco de perder controlo da Altice. Credores propõem reestruturação de dívida

Um grupo de credores da Altice France apresentou uma proposta à empresa para liquidar a sua dívida de 24,4 mil milhões de euros. Esta medida pode resultar na perda de controlo por parte do fundador e proprietário, o multimilionário Patrick Drahi.

A informação foi avançada por fontes próximas do processo à ‘Bloomberg’, que revelam que a proposta foi entregue na terça-feira e está sob revisão pela Altice. No entanto, é pouco provável que a empresa a aceite, segundo algumas das fontes, que preferiram não ser identificadas devido à natureza confidencial da informação.

A Altice havia solicitado em julho aos credores garantidos que aceitassem uma redução de 20% no valor das suas participações, numa tentativa de diminuir a sua alavancagem financeira para menos de quatro vezes os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização.

Na contraproposta feita esta semana pelos credores, as obrigações de empréstimos garantidos seriam convertidas, o que implicaria uma reprecificação e uma extensão dos prazos. Parte da dívida garantida sofreria um corte de 15%, enquanto os credores receberiam títulos conversíveis em ações, podendo assumir o controlo da empresa, dependendo do valor de conversão.

Os credores consideram que a Altice não consegue suportar o peso da dívida face à sua trajetória de ganhos e às necessidades de investimento. Propuseram ainda que parte dos 3 mil milhões de euros provenientes da venda de ativos e da recapitalização de dividendos fosse usada para reduzir a dívida garantida, além de exigirem que Drahi injete mais capital na empresa, revelam as mesmas fontes.

A dívida da Altice, em grande parte garantida, ascende a 20,2 mil milhões de euros, com títulos e empréstimos em dólares e euros. A dívida não garantida totaliza 4,2 mil milhões de euros.

 

Ler Mais