Páscoa ‘regada’? Saiba o que vão dizer os termómetros neste fim de semana

Esta quinta-feira não sentirá melhorias ao mau tempo dos últimos dias: a influência da depressão ‘Nélson’, centrada no Reino Unido, vai continuar a fazer-se sentir com várias frentes e pequenos núcleos depressionários que vão garantir um dia bastante instável, com chuva, vento forte e possibilidade de trovoadas e neve.

Mais: um rio atmosférico vai atingir a nossa geografia já esta quinta-feira, o que vai ‘inundar’ todo o continente, inicialmente nas regiões Centro e Sul, alastrando-se depois para Norte.

No entanto, a partir do final esta tarde, pode contar com nova descida de temperatura, o que vai fazer a cota de neve baixar – é também expectável um aumento da instabilidade, especialmente na região Sul, que reúne as condições para a ocorrência de trovoadas.

Contudo, a partir desta sexta-feira as temperaturas em Portugal devem voltar a descer, de forma generalizada, sendo que o fim de semana terá mesmo temperaturas invernais, principalmente no Interior Norte e centro do país: este sábado, haverá pontos do país em que as mínimas estarão negativas.

Para além das temperaturas dignas de inverno, a chuva vai afetar todo o fim de semana, podendo a acumulação de precipitação ultrapassar os 100 mm em grande parte do território.

Na Madeira e nos Açores o cenário é idêntico em relação à chuva, que deverá manter-se até ao final da semana, ainda que com alguns intervalos e possibilidade de abertas, em ambos os arquipélagos. As temperaturas, como de costume, serão mais elevadas na Madeira, ainda que não ultrapassem os 20 graus.

O IPMA tem ativos vários avisos amarelos e laranja devido à agitação marítima nas ilhas, que deverão estar em vigor até sábado. De momento existe um aviso vermelho para o grupo Ocidental dos Açores, onde as ondas de noroeste podem chegar aos 20 metros de altura, que vai estar em vigor até às 9 horas desta sexta-feira.

O que se pode dizer sobre as temperaturas nas principais cidades portuguesas até ao final da semana?

Lisboa – entre 8 e 17 graus
Porto – entre 7 e 14 graus
Braga – entre 6 e 14 graus
Bragança – entre 2 e 11 graus
Viseu – entre 3 e 12 graus
Guarda – entre 2 e 9 graus
Faro – entre 10 e 19 graus
Beja – entre 7 e 18 graus
Funchal – entre 12 e 21 graus
Ponta Delgada – entre 9 e 16 graus.

Ler Mais