Parlamento recebe esta manhã estafetas e motoristas TVDE

A Assembleia da República vai receber, esta quinta-feira de manhã, a partir das 10 horas, os trabalhadores das plataformas, convidados pelo Bloco de Esquerda para uma audição pública. Durante a tarde, os bloquistas vão levar ao plenário parlamentar o debate sobre o setor: “muito km para pouco dinheiro: direitos para motoristas e estafetas de plataformas”, que vai contar com a presença do Governo, incluindo a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Rosário Palma Ramalho, e o ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte.

Tem sido dos setores de atividade em maior ebulição social recentemente, com a realização de paralisações de protesto e níveis de mobilização inéditos, protestando pelo agravamento das condições impostas pelas gigantes das plataformas digitais com a Uber e Globo.

No passado dia 22, a paralisação de estafetas nas últimas horas do dia condicionou as entregas um pouco por todo o país, reivindicando melhores remunerações e condições de trabalho.

No passado dia 6, cerca de mil motoristas TVDE manifestaram-se em Lisboa para reclamar a redução das comissões retidas pelas plataformas, bem como o aumento do valor mínimo por quilómetro, para 0,70 cêntimos, e o pagamento de 50% dos quilómetros da viagem até à recolha do cliente, a par de mais fiscalização por parte do Instituto da Mobilidade e dos Transportes.