Parlamento da Hungria vota hoje adesão da Finlândia à NATO: a da Suécia é adiada ‘sem data’

O Governo da Hungria admitiu que está a atrasar a ratificação da adesão da Suécia à NATO em retaliação a declarações políticas feitas no passado por membros do atual executivo sueco.

No início da semana passada, Budapeste anunciou que o parlamento húngaro votaria a ratificação do pedido da Finlândia, esta segunda-feira, à NATO antes do da Suécia, o que levantou preocupações em Estocolmo, uma vez que não foi dada qualquer explicação ao Governo sueco – assim, o Parlamento húngaro deverá decidir sobre o processo da Finlândia esta semana, mas ainda não fixou uma data para discutir a adesão da Suécia.

Agora, há uma divisão dentro do partido governante húngaro. O Fidesz e os seus deputados discordam sobre quando deve decorrer uma votação sobre a ratificação da Suécia, embora um porta-voz do Governo tenha garantido que o assunto não deve ser adiado por muito tempo.

Mas Estocolmo quer uma resposta do primeiro-ministro Viktor Orbán sobre por que motivo o seu partido pretende ratificar o pedido da Finlândia à NATO antes do da Suécia. “Vou perguntar por que eles estão a anunciar agora que vão separar a Suécia da Finlândia. Estes são sinais que não recebemos antes”, disse o primeiro-ministro Ulf Kristersson, ao chegar a Bruxelas, para participar no Conselho Europeu na semana passada.

A Suécia e a Finlândia pediram a adesão à NATO (sigla inglesa da Organização do Tratado do Atlântico Norte) em 29 de junho de 2022, quatro meses depois de a Rússia ter invadido a Ucrânia.






Comentários
Loading...