Papa Francisco cancela viagem à COP28 por “ordens médicas”

O Papa Francisco cancelou a viagem para a Cimeira do Clima, organizada pelas Nações Unidas, no Dubai, por “ordens médicas.”

Um comunicado do Vaticano confirma que os recentes problemas de saúde do líder da Igreja Católica estão na origem do cancelamento da viagem.

“Embora o quadro clínico geral do Santo Padre tenha melhorado no que diz respeito ao seu estado gripal e à inflamação do trato respiratório, os médicos pediram ao Papa que não fizesse a viagem planeada para os próximos dias ao Dubai”, disse o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, em comunicado.

Esta seria a primeira vez que a Santa Sé participaria ativamente nas conversações contra a crise climática.

Francisco assumiu este fim-de-semana que tem um “problema de inflamação pulmonar” que o impediu de aparecer na Praça de São Pedro para rezar com os fiéis, porque teria de resguardar-se na sua residência, a Casa Santa Marta.

No sábado, o Papa Francisco realizou exames no hospital, após ter contraído uma gripe que o obrigou a cancelar a sua agenda, mas os resultados descartaram qualquer problema respiratório, tinha dito o Vaticano.

Francisco, que removeu parte de um pulmão quando era jovem, foi submetido a uma tomografia axial computadorizada, (TAC), referiu o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, citado pela Associated Press.

O exame realizado no hospital Gemelli, em Roma, onde Francisco foi tratado de uma infeção respiratória no início deste ano, foi efetuado para descartar possíveis problemas respiratórios e deu negativo, disse Bruni citado num comunicado.

Já no sábado passado, o Vaticano adiantou que o Papa havia cancelado as suas audiências por causa da gripe.

No passado dia 06 de novembro, o próprio Francisco explicou, com voz cansada, que não estava bem de saúde e que preferia não ler o discurso que havia preparado ao receber os rabinos europeus, mas não interrompeu as atividades da sua agenda.

“Bom dia, saúdo a todos e sejam bem-vindos. Obrigado por esta visita que tanto gosto, mas acontece que não estou bem de saúde e por isso prefiro não ler o discurso, mas sim dá-lo a vocês”, disse com uma voz cansada e um tanto rouca.

Ler Mais