Papa Francisco aterra esta manhã em Lisboa: vai estar 5 dias em Portugal e não será apenas para a JMJ – Eis a agenda

O Papa Francisco vai aterrar hoje, a partir das 10 horas, ao aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, onde será recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. No aeroporto, o Sumo Pontífice terá alas militares de cortesia compostas por 11 cadetes-alunos da Academia Militar da Força Aérea.

Após a receção oficial em Figo Maduro, Marcelo Rebelo de Sousa deixará o aeroporto militar antes do Papa Francisco para o poder receber, menos de um hora depois, junto ao Palácio de Belém, em Lisboa, onde terá honras militares por um batalhão constituída por cadetes-alunos oriundos da Escola Naval, da Academia Militar e da Academia da Força Aérea.

A receber o Santo Padre junto à residência do Presidente da República estará a Banda de Música da Força Aérea. Será executada uma salva de 21 tiros durante o hino do Vaticano a partir da Fragata ‘D. Francisco de Almeida’, fundeada no Rio Tejo.

A guarda de honra é constituída por 193 Militares em parada e pela guarnição da Fragata Navio da República Portuguesa D. Francisco de Almeida (140 militares). A comandante será a tenente-coronel da Força Aérea, Técnica de Pessoal e Apoio Administrativo, Dora Maria Moreira Soares Duarte.

Após as honras e parada militar junto em frente ao palácio, Marcelo Rebelo de Sousa sobe a rampa de acesso à sua residência oficial para voltar a receber o Papa.

Francisco estará na residência presidencial cerca de meia hora, seguindo depois para o Centro Cultural de Belém (CCB), onde decorrerá uma cerimónia com as entidades oficiais, civis, membros do corpo diplomático e líderes de partidos políticos.

Do CCB, Francisco dirige-se para o Mosteiro dos Jerónimos, ainda em Belém, onde decorrerá uma missa de vésperas com membros do clero, como bispos, diáconos e padres da Igreja Católica. O Papa deslocar-se-á ainda à Nunciatura Apostólica, em Lisboa, onde se encontrará com o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, e com o primeiro-ministro, António Costa.

Na quinta-feira, o dia começa às 9 horas, na sede da Universidade Católica Portuguesa, onde o Papa Francisco vai encontrar-se com jovens universitários, seguido de uma visita à sede da Scholas Occurrentes, em Cascais, às 10h40. O primeiro encontro com os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) está marcado para as 17h45, no Parque Eduardo VII, com a cerimónia de acolhimento.

O Papa Francisco vai estar no Jardim Vasco da Gama, na “Cidade da Alegria”, a partir das 9 horas, com a confissão de alguns jovens, ao qual se segue um encontro com representantes de centros de assistência sociocaritativa no Centro Paroquial do Bairro da Serafina, em Lisboa. O Sumo Pontífice almoça depois com jovens também na Nunciatura Apostólica, e o programa deste dia termina com a celebração da Via Sacra, pelas 18h, na “Colina do Encontro”, no Parque Eduardo VII.

Para sábado, o Papa desloca-se a Fátima, de helicóptero, para recitar o terço com jovens doentes, a partir das 9h30, na Capelinha das Aparições. Regressa a Lisboa às 11 horas, onde às 18 horas tem um encontro privado com os membros da Companhia de Jesus (Jesuítas), no Colégio São João de Brito. O dia termina às 20h45, no Parque Tejo, com a vigília de oração.

No domingo, às 9 horas, o Papa Francisco preside à missa final da JMJ e à recitação do Ângelus. Durante a tarde, às 16h30, tem um encontro marcado com os voluntários da Jornada Mundial da Juventude, no Passeio Marítimo de Algés.

A viagem para Roma está marcada para as 17h50, na Base Aérea de Figo Maduro, onde vai decorrer a cerimónia de despedida.

O Papa Francisco vai manter, ao longo dos cinco dias em Portugal, várias audiências e encontros privados, sobretudo com vítimas de abusos sexuais da Igreja Católica, embora não sejam conhecido a data e local, para proteger a identidade das vítimas.

Ler Mais