Pandemia não dá tréguas. 75% dos países europeus registam um aumento dos casos
A pandemia não mostra sinais de abrandamento em alguns países europeus. Grande parte do continente está a lutar para vacinar as populações à medida que os casos de covid-19 aumentam, principalmente, na Europa Central e Oriental.
O Reino Unido e Portugal assistiram a uma queda abrupta nas infeções, internamentos hospitalares e mortes, mas o cenário em grande parte da Europa é muito diferente.
De acordo com a Sky News, os casos estão a aumentar em três quartos dos países europeus, com os maiores aumentos a acontecerem na Europa Central e de Leste.
Apenas 9 dos 40 países europeus analisados registaram menos casos na primeira semana de março do que em meados de fevereiro, com Portugal, Espanha e Reino Unido a registarem as maiores quedas. E, atualmente, Espanha é o único país com uma taxa de casos mais baixa do que no final de setembro.
O aumento dos casos em nações da Europa Central e Oriental são um sinal de preocupação, uma vez que podem levar a um aumento das admissões hospitalares, à pressão sobre os sistemas de saúde e, depois, a mortes.
Na Estónia, várias regiões ficaram sem camas hospitalares esta semana. A República Checa e a Eslováquia tiveram de transferir pacientes covid para outros países europeus, e os hospitais da Letónia estão a preparar-se para uma terceira vaga da pandemia.
Também na Alemanha os casos estão a aumentar exponencialmente, alertou esta terça-feira um perito do Instituto Robert Koch para as doenças infeciosas.
A Europa foi duramente atingida pela primeira vaga da pandemia, no ano passado, mas desta vez os surtos estão a ser mais fortes, devido, em parte, às várias variantes mais contagiosas.
As esperanças estão, por isso, a ser depositadas nos lançamentos das campanhas de vacinação, que estão a acontecer a velocidades diferentes em toda a Europa. Neste sentido, destaca-se o Reino Unido, que é um dos países mais rápidos.